25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Redução de cobertura vacinal em Manaus pode facilitar retorno de doenças entre público infantil

Publicado em:

- Anúncio -

Série histórica de 2014 a 2021 mostra que, em Manaus, as nove principais vacinas aplicadas no primeiro ano de vida tiveram queda de cobertura neste período e que apenas a BCG, que protege contra formas graves da tuberculose e é aplicada nas maternidades logo após o nascimento, se mantém acima da meta. A imunização, no entanto, caiu 134% em 2014 para 98,6% em 2021.

Durante o I Fórum Municipal de Vacinação, realizado pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta quarta-feira (16) no Distrito Industrial, zona Sul, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, chamou atenção para a redução gradual da cobertura vacinal na capital e alertou para o risco elevado do retorno de doenças imunopreveníveis, já controladas ou erradicadas no país, como o sarampo e a poliomielite.

Com o tema “Imunoprevenção, uma responsabilidade de todos”, o fórum reuniu gestores e especialistas para discutir o tema e mobilizar profissionais e instituições da esfera pública e privada, para a promoção de estratégias que permitam a recuperação dos percentuais de vacinação adequados para as vacinas disponíveis, em especial as destinadas às crianças de 0 a 14 anos.


Leia mais:

STF proíbe o uso do Disque 100 para receber queixas de anti-vacinas

FVS afirma que não há registro de efeitos graves de vacinas contra a Covid-19


 

Responsável pelo tema de abertura, “Contexto da Imunização em Manaus”, Shádia apresentou os índices de cobertura vacinal para as principais doenças de monitoramento nacional e destacou a necessidade de estratégias conjuntas para ampliar a adesão da população às vacinas disponíveis e garantir a elevação dos índices de cobertura vacinal ao patamar mínimo de 95%, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

“O nível de cobertura vacinal no Brasil está em queda desde 2015, nos aproximando do que tínhamos na década de 1980, o que é triste e inadmissível”, disse a secretária.

 

Via assessoria
Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -