O vereador Zé Ricardo (PT), em entrevista ao programa Lomittas Tá On , da Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (13/01), fez declarações polêmicas sobre colegas de partido. Além de críticas por pertencer ao Partido dos Trabalhadores, Zé Ricardo rebateu, afirmando que figuras como o deputado estadual Sinésio Campos e o ex-vereador Sassá da Construção deveriam deixar o partido para melhorar sua imagem no Amazonas.
Durante a entrevista, Zé Ricardo respondeu às críticas recebidas pela sua filiação ao PT. Apesar de sua boa avaliação política, o vereador apresentou que problemas internos do partido no Amazonas prejudicaram seu feedback.
“No PT também tem problemas e tem pessoas que eu gostaria que saíssem para melhorar a imagem do partido em Manaus e no Amazonas […] Se eles [Sinésio e Sassá] saíssem, fariam um grande favor ao PT”, declarou.
Veja trecho da declaração:
📌 Zé Ricardo sugere saídas de Sinésio e Sassá do PT: "Fariam um grande favor" pic.twitter.com/paf31NKa8N
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 13, 2025
Zé Ricardo foi o segundo vereador mais votado nas eleições municipais de 2024 de Manaus, com 1,59% dos votos válidos. No total, recebeu 17.395 votos de eleitores da cidade.
Saiba mais:
- Zé Ricardo quer alterar Loman para impedir prefeito de reajustar tarifa de ônibus
- Zé Ricardo critica escolha por ex-vereador do PT para secretaria extraordinária de Manaus
Polêmicas envolvendo Sinésio Campos
O deputado estadual Sinésio Campos, presidente estadual do PT no Amazonas, vem gerando controvérsias no partido há algum tempo. No ano passado, ele foi acusado de envolvimento em um suposto esquema de compra de votos. A denúncia ganhou força quando ele e uma assessora foram flagrados pela Polícia Federal com R$ 20 mil em espécie no Aeroclube de Manaus.
A Polícia Federal afirmou que o valor não tinha comprovação de origem. Sinésio alegou que o montante era parte do seu salário destinado ao pagamento de despesas de assessores. O caso levou ao afastamento temporário de Sinésio, pedido pelo próprio Zé Ricardo e aprovado pela diretoria municipal do PT com 10 votos a favor.
Além disso, Sinésio foi criticado por sua ausência em eventos políticos importantes, como a convenção do partido em apoio à candidatura de Marcelo Ramos à Prefeitura de Manaus.
Na época, Zé Ricardo expressou sua insatisfação com a ausência de Sinésio, destacando a importância do apoio na capital.
“O deputado Sinésio é o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Amazonas. Tudo bem que tem que acompanhar processos também no interior do Estado, mas aqui na capital é o principal”, afirmou Zé Ricardo.
Zé Ricardo também criticou as alianças que Sinésio fez no interior, todas da base do governo do Amazonas, sugerindo que essa parceria enfraquece o partido.
“Espero que ele não fique aí, apoiando a turma da direita, que aliás, há muitas críticas de alianças que ele está conduzindo no interior, ao invés de promover o partido”, disse.
Também no ano passado, a secretaria de mulheres do PT lançou uma nota de repíudio contra Sinesio o acusando de machismo.
O polêmico Sassá da construção
O ex-vereador Sassá da Construção sempre chamou muita atenção por seus posicionamentos dentro da CMM. Sassá, apesar de ser do PT, sempre ficou no “meio termo” na hora de criticar ou cobrar o prefeito David Almeida (Avante) e isso lhe garantiu um cargo no secretariado.
Logo no início de janeiro, ele foi escolhido para ser secretário extraordinario do municipio, na semana passada.
Agora fora da CMM, Sassá voltou ao holofotes após, supostamente forjar um diploma do Ensino Fundamental. Segundo investigações, o documento apresentado por Sassá à Justiça Eleitoral, para concorrer nas eleições de 2024, é falso.