Zanin busca lideranças evangélicas para ter apoio na indicação ao STF

Indicado por Lula ao STF, Cristiano Zanin tem conversado com líderanças evangélicas em busca de apoio para seu nome ser aprovado no Senado (Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
Após aposentadoria do Ministro Ricardo Lewandowski do Superior Tribunal Federal (STF), o Advogado Cristiano Zanin, tem procurado lideranças evangélicas em busca de apoio para ter seu nome aprovado no Senado.
Conforme informação dos bastidores, ao saber que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), iria indica-lo para o Supremo, Zanin começou a se articular em busca de parlamentares evangélicos, antes mesmo de sua indicação ser oficializada.
Em conversas com colegas, o parlamentar tem defendido a indicação. Diz que a escolha do advogado foi um acerto de Lula e que os evangélicos podem confiar em nele.
Desconfiança
No meio evangélico, porém, ainda há desconfiança em relação a Zanin. Os outros parlamentares evangélicos dizem que ainda tentam decifrar o advogado, especialmente suas posições sobre a pauta de costumes.
Um influente líder no Congresso Nacional ligado à Igreja Universal disse não conhecer o indicado de lula. Outra liderança evangélica, dessa vez do Senado, elogiou sob reserva a qualidade técnica de Zanin, mas “lamentou” que o advogado tenha participado da defesa de Lula.
Quem é Zanin
Cristiano Zanin tem 47 anos e é especialista em direito criminal e atuante no direito econômico, empresarial e societário. Nasceu em Piracicaba, SP, e é formado pela PUC-SP.
Desde 2013, o advogado e sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, atuam na defesa de Lula e respondem pelo presidente em todos os processos criminais contra ele. Zanin foi o autor, em 2021, do pedido de habeas corpus impetrado no STF que resultou na anulação das condenações de Lula, após a Corte ter reconhecido a parcialidade do então juiz Sergio Moro.
Como resultado, a anulação das sentenças reestabeleceu os direitos políticos de Lula, que pôde então disputar a eleição presidencial de 2022 após passar 580 dias na prisão.
Veja mais:
