Wilson Lima cita rota do Solimões e promete endurecer ações contra o tráfico internacional

Nesta quinta-feira (30/10), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) afirmou que o Estado tem intensificado o combate ao crime organizado com o uso de tecnologia e integração entre as forças de segurança.
O chefe do Executivo estadual destacou os investimentos do governo amazonense em tecnologia e infraestrutura de segurança, como o sistema de monitoramento ‘Paredão’, que identifica em tempo real veículos envolvidos em crimes, além da aquisição de lanchas blindadas, armamento pesado e o reforço na vigilância fluvial com a Base Arpão, instalada no rio Solimões.
“O nosso paredão identifica em tempo real um carro envolvido em crime em circulação na cidade de Manaus. Temos lanchas blindadas, armamento pesado, monitoramento do rio Solimões, a base Arpão e tantas outras ações”, explicou.
A declaração foi feita após ele confirmar que conversou com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), sobre ações conjuntas entre os dois estados.
“Eu tive uma conversa ontem com o governador Cláudio Castro, até por conta dessa relação que o Estado do Amazonas tem com o Rio de Janeiro. Não vou conseguir ir ao Rio por conta de outros compromissos que tenho aqui, mas de fato o Solimões tornou-se uma rota visada pelos traficantes, uma rota de interesse internacional”, afirmou.
Assista:
Saiba mais:
Uso de câmeras corporais na PM caberá às forças de segurança, assegura governador do Amazonas
David Almeida anuncia novo concurso da Guarda Municipal com 590 vagas em 2026
O governador ressaltou que os indicadores de criminalidade têm caído, citando reduções nos índices de roubos, furtos e assaltos a ônibus, especialmente nas rotas para o Distrito Industrial, onde os casos foram praticamente zerados.
“No ano passado fizemos a maior apreensão de drogas da história do Amazonas. Os números de roubos e furtos caíram, e especificamente nas rotas de ônibus do Distrito Industrial, praticamente zeramos os assaltos, dando mais tranquilidade ao trabalhador”, destacou.
Wilson Lima afirmou ainda que o trabalho conjunto com o Rio de Janeiro tem resultado em operações integradas entre as polícias dos dois estados, e garantiu que o governo continuará atuando “de forma muito dura” contra o crime organizado.
“A gente tem essa parceria com o Rio de Janeiro, com troca de informações. Inclusive, algumas operações foram realizadas com apoio das polícias do Rio de Janeiro. A gente continua com essa disposição, de maneira firme e integrada com os estados, para combater de forma muito dura o crime organizado”, concluiu o governador.






