Líderes do União Brasil no Amazonas participam do evento que confirmou a criação da federação do partido com o Progressistas na noite desta terça-feira (29/4), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília.
O evento contou com a presença de caciques amazonenses como o governador e presidente do UB-AM, Wilson Lima, o presidente da Aleam e presidente municipal do UB em Manaus, Roberto Cidade, e com o deputado federal Fausto Jr.
No Amazonas, essa nova engrenagem política passa a operar sob coordenação do governador Wilson Lima, que realizou discurso alinhado ao desenvolvimento regional e foco em resultados. “Não tenho dúvida de que aqui nós seremos a bússola para o destino e o caminho seguro do Brasil”, disse o governador ao desejar o sucesso da nova federação.

O que diz o governador Wilson Lima
Em seu discurso, Wilson Lima destacou a riqueza da Amazônia e a pobreza da população da Região Norte.
“Eu venho da Região Norte, da Região mais rica do país, mas que convive com uma pobreza muito grande. Não há nenhuma sociedade que possa mudar os seus indicadores sociais sem que haja o desenvolvimento econômico. Geralmente o mundo olha a Amazônia e só ver a copa das árvores e esquece da população que lá vive. São 30 milhões de habitantes que precisam de oportunidade que precisam de emprego que precisam avançar naquilo que é básico”, disse o governador do Amazonas.
Leia mais
Eduardo Braga e Wilson Lima lideram disputa pelo Senado em 2026, aponta pesquisa
O evento em Brasília reuniu lideranças políticas de peso, como os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de senadores, deputados e dirigentes partidários. A presidência nacional da nova federação será compartilhada, ao menos inicialmente, entre o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio de Rueda (União Brasil).
Força política União Progressistas
No Amazonas, a Federação União Progressistas conta 25 prefeitos, 208 vereadores, sendo 8 na Câmara Municipal de Manaus (CMM), seis deputados estaduais e dois federais, além do deputado federal licenciado Saullo Vianna.
No Brasil, a força política contará com 109 deputados federais e 14 senadores, a nova federação nasce como uma das maiores forças políticas do Congresso Nacional.
Visita ao Ministério da Saúde
A comitiva do Amazonas liderada pelo governador Wilson Lima, aproveitou a presença na capital do país e visitou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os representantes amazonenses levaram dados das ações voltadas para a área e redução de filas na capital e no interior do estado.
Veja vídeo da visita