A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (3/9) uma operação que mira o prefeito de Baturité (CE), distante 95 km de Fortaleza. O prefeito Herberlh Mota (Republicanos) é alvo de busca e apreensão por supostos crimes eleitorais e do estatuto do desarmamento.
Mota passou a ser investigado após divulgação de vídeo da sua campanha eleitoral, no qual ele aparece usando um lança-chamas no meio da rua. Mota é candidato à reeleição.
Veja o vídeo abaixo:
Leia mais:
Filho de candidato a prefeito é assassinado a tiros em São Paulo
Dois ‘cornos’ tentam se eleger como vereador nas eleições de 2024; conheça os candidatos
Segundo a PF, o uso do lança-chamas pôs a sociedade em perigo, com risco de incêndio e de gerar dano à integridade física de pessoas e de bens de terceiros. A instituição diz que o prefeito se encontra “em possível afronta ao Estatuto do Desarmamento, em conexão com um artigo do Tribunal Superior Eleitoral”.
O artigo 22 dessa resolução do TSE diz ser proibido em campanhas itens que perturbem o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros, ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício.
Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, sendo um na capital cearense e três no município de Baturité. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral do Ceará.
Segundo informações preliminares, os artefatos e equipamentos piromaníacos utilizados de forma ilegal foram apreendidos.
Com informações de CNN Brasil.