O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre a retomada de obras na BR-319, no entanto, mostrou preocupação com o desmatamento no entorno da rodovia, que liga Porto Velho a Manaus. A declaração ocorreu, nesta terça-feira (10/09), durante encontro com os prefeitos dos municípios do Amazonas.
“Nós estamos começando com 52 quilômetros, primeiro tem 20 depois tem mais 30. Nós vamos fazer todas as reuniões que forem possíveis, ouvir todos os cientistas que tivermos que ouvir, e a gente tem que ter noção de que a gente tem que fazer aquela estrada e garantir que a parte mais nobre da floresta amazônica não seja destruída por dinheiro“, declarou o presidente.
O presidente afirmou que a construção de estradas traz a preocupação sobre a compra e venda de “milhares de hectares ao lado” e também as queimadas. Além disso, ele afirmou o compromisso com o governo do Amazonas para garantir a presevação no entorno da BR-319.
Veja o vídeo;
Publicação de @redeondadigitallVer no Threads
Leia mais
VÍDEO: Em Manaquiri, Lula sai em defesa de Marina Silva ao anunciar que quer retomar obras na BR-319
“Vamos demarcar essa terra, que nela não pode acontecer nada até a gente provar que a estrada será feita com seriedade, com responsabilidade, porque eu concordo que não é possível deixar Rondônia e Manaus viver uma de costas para o outro. Prefiro que a gente faça definitivamente essa estrada, mas com a responsabilidade que o Brasil e o mundo requer”, garantiu Lula.
Retomada de obras na BR-319
O Governo Federal assinou, nesta terça-feira (10/09), os termos de contratos para pavimentação do trecho C da BR-319, que corresponde a 20 quilômetros da rodovia, entre o quilômetro 198,2 e o 218,2. O contrato foi assinado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o prazo para execução das obras será de 720 dias, contados a partir da ordem de serviço.