Vereadores trocam farpas na CMM durante debate sobre radares e gestão municipal

(Foto: Jimmy Geber/ Kelvin Dinelli/ Divulgação/ Assessoria)
A sessão desta segunda-feira (24/09) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi marcada por troca de farpas entre os vereadores Zé Ricardo (PT), Roberto Sabino (Republicanos) e Rodrigo Guedes (PP). O embate começou após Zé Ricardo usar a Tribuna para criticar a gestão do prefeito David Almeida (Avante) e questionar supostas irregularidades na instalação de radares de trânsito e de equipamentos meteorológicos na capital amazonense.
Em seu discurso, Zé Ricardo também cobrou mais transparência sobre o destino do dinheiro arrecadado com multas de trânsito.
“Eu solicitei informações sobre os valores e aqui o líder do prefeito só vem para suscitar os parlamentares, chamar atenção pessoal e rejeitar requerimentos. A função dele parece ser essa: organizar a base do prefeito para impedir pedidos de informação. O Diário Oficial está cheio de páginas e páginas de multas, mas a prefeitura não explica quanto arrecadou e para onde esse dinheiro está indo. Afinal, o objetivo não deveria ser orientar o trânsito?”, questionou.
O parlamentar ainda levantou dúvidas sobre os chamados “radares meteorológicos”, que, segundo ele, nem a Secretaria de Finanças teria conhecimento sobre os equipamentos.
“A prefeitura gasta com a compra e instalação de radares para prever chuvas, sendo que já existem instituições que fazem esse trabalho diariamente. Pedi informações e a própria secretaria respondeu que não tem registros sobre a implantação do equipamento. Ou seja, ninguém sabe de nada”, criticou.
Além da pauta sobre trânsito, Zé Ricardo também voltou a apontar falhas na educação municipal. Ele afirmou que escolas seguem sem psicólogos e acusou a atual gestão de descaso. “Ou o prefeito não tem coragem, ou não tem competência, ou não tem compromisso. A impressão é que não há compromisso com a educação e a saúde básica”, declarou.
Leia mais
CCJ do Senado rejeita por unanimidade a PEC da Blindagem
Comissão do Senado aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
Resposta irônica de Roberto Sabino
Integrante da base do prefeito na CMM, Roberto Sabino respondeu em tom irônico às críticas de Zé Ricardo e fez alusão aos óculos usados pelo colega.
“Parabenizo o seu óculos, excelência. Deve ter sido feito em algum país por aí, porque só enxerga aquilo que quer. É claro que em qualquer gestão existem problemas, mas não dá para dizer que só há falhas. Esse seu olhar só vê o que não funciona”, ironizou.
Zé Ricardo não deixou passar e devolveu a provocação: “Meu óculos foi comprado ali no centro, na Barroso. E sugiro que o senhor também compre um, para ver se começa a enxergar os problemas da cidade. Será que só eu vejo? Outros vereadores também enxergam. Nosso papel é fiscalizar o Executivo, com ou sem óculos”.
Rodrigo Guedes chama colega de “ping-pong”
O clima esquentou ainda mais quando Rodrigo Guedes pediu aparte e classificou Roberto Sabino como “vereador ping-pong”, em referência às idas e vindas do colega entre a base e a oposição.
“Tem vereador que usava óculos, tirou, colocou de novo. Era da base, saiu, voltou. Esse é o vereador ping-pong. As pessoas rejeitam esse tipo de postura na política, porque sabem os motivos. Hoje voltou a bajular o prefeito”, disparou Guedes.
Assista ao vídeo:
