Após ação do vereador Carpê Andrade (Republicanos) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Frei Valério di Carlo, para averiguar suposta falta de atendimento dos serviços de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Ouvidoria Geral do Município, estiveram na unidade nesta sexta-feira (19/01) para anunciar que o vereador será denunciado à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus.
A UBS, localizada no bairro Novo Israel, zona Norte da capital, recebeu o parlamentar, que alegou ter ido averiguar suposta falta de atendimento, quando na verdade todos os serviços estavam sendo realizados dentro da normalidade. Contudo, a unidade estava com superlotação, algo que é aguardado neste período do ano, pela sazonalidade de doenças respiratórias.
Segundo a Semsa, a UBS Frei Valério está acolhendo pacientes de bairros adjacentes, devido obras de reforma de outras unidades.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus realiza obra de emergência na avenida Tefé
David Almeida é vítima de novo ataque difamatório, dessa vez com uso do Google
Constrangimento
A gestora da UBS Frei Valério relata que a ação do vereador causou tumulto na unidade, pois a população achava que ele poderia agilizar o atendimento mesmo com a unidade lotada e com todas os serviços em funcionamento.
Segundo a gestora, o parlamentar não se apresentou, mas adotou uma postura autoritária contra ela, que disse que iria o atender como um paciente comum, mas o mesmo não gostou e queria ser tratado como autoridade.
Denúncia
O ouvidor-geral do Município, Nonato Oliveira, foi acionado pela direção da UBS para formalizar uma manifestação contra o vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para que os parlamentares não cometam abusos de autoridade em unidades de saúde.
De acordo com o ouvidor houve abuso de autoridade, constrangimento aos médicos, enfermeiros, servidores e à população, pois os atendimentos que deveriam ser realizados normalmente foram atrapalhados.
Nonato Oliveira afirmou que o parlamentar não tinha intuito de ajudar ou melhorar o serviço prestado, pois o interesse era apenas político. Por isso, vai levar a denúncia dos servidores à Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O que diz o vereador
Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador Carpê Andrade mostra a visita e cobra da Semsa a implantação do ponto eletrônico para frequência dos servidores e equipes de saúde que atendem nas unidades de saúde do município.
O parlamentar alega que a ação não tem como alvo os profissionais, que muitas vezes estão sobrecarregados dentro das unidades atendendo a população. Ele afirma que a fiscalização é um meio de cobrar a secretaria de Saúde por melhor atendimento.
Veja o vídeo: