O vereador de Manaus recém empossado, Coronel Rosses (PL), foi convidado para participar de um jantar comemorativo da posse do presidente norte-americano Donald Trump, no próximo dia 19 de janeiro.
Pelas redes sociais, o vereador Coronel Rosses anunciou que fará parte do grupo de parlamentares brasileiros, entre eles, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), organizador da comitiva de parlamentares convidados para participar dos eventos que antecedem a posse de Donald Trump.
A posse de Trump terá quatro dias de evento. A T47 Inaugural é a entidade privada feita para organizar os eventos para a posse do 47º presidente dos EUA. A criação de um comitê para cuidar do cerimonial ligado ao presidente que vai assumir é uma prática comum nos EUA.
As solenidades para o retorno de Trump à Casa Branca começam no sábado (18) e se estendem até terça-feira (21), com comícios, jantares, desfile presidencial, entre outros.
Curso de política americana
Rosses está na Flórida, nos Estados Unidos, junto com outros parlamentares para um curso de imersão à política americana, organizado por Eduardo Bolsonaro e tem ministração do jornalista Paulo Figueiredo, que vive nos EUA.
O curso é direcionado a políticos brasileiros, conservadores e de orientação ideológica de direita. Segundo nota da assessoria de imprensa do vereador de Manaus, o parlamentar participa do evento para troca de experiências entre as casas legislativas, além da oportunidade de participar de eventos que antecedem a posso do presidente eleito Donald Trump.
“A troca de experiências entre parlamentares de casas legislativas distintas e de várias unidades da federação propicia a ampliação da atuação dos parlamentares nas questões ideológicas presentes nos debates legislativos.
As relações bilaterais com os EUA são essenciais para várias áreas distintas de Manaus, inclusive econômica, social, turismo e ambiental. Cabe ainda lembrar a posição estratégica do município de Manaus com o sul dos Estados Unidos, onde uma viagem de avião dura um pouco mais 4 horas.
A estadia de Rosses nos Estados Unidos não se resume apenas aos ensinamentos do curso em si, mas em efetuar contatos políticos de modo a levar investimentos e estratégias para a evolução da cidade de Manaus.
Após a passagem do vereador pela Flórida, ele seguirá para Washington, onde foi convidado e irá participar do jantar comemorativo à posse do 47° Presidente Americano, evento que contará com a presença do presidente Donald Trump.”
Leia mais:
Único a votar em branco, Coronel Rosses disse que a atitude foi um protesto à eleição na CMM
Vereador eleito em Manaus viaja aos EUA para curso de política americana
Participação do único vereador do Norte
Rosses se junta a, ao menos, 16 parlamentares brasileiros. O destaque é para a participação do único vereador, do Norte do Brasil, entre os deputados e senadores.
De acordo com um levantamento feito pelo UOL, os congressistas utilizaram recursos próprios e nenhum solicitou missão especial, ou seja, que a Câmara ou Senado pagassem os custos das viagens para os EUA.
Posteriormente, deputados e senadores podem pedir reembolso da viagem e descontar da cota parlamentar. Veja a lista:
Deputados
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
- Bia Kicis (PL-DF);
- Gustavo Gayer (PL-GO);
- Capitão Alden (PL-BA);
- Giovani Cherini (PL-RS);
- Coronel Fernanda (PL-MT);
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
- Silvia Waiãpi (PL-AP);
- Sargento Gonçalves (PL-RN);
- Mario Frias (PL-SP);
- Maurício Marcon (Podemos-RS);
- Messias Donato (Republicanos- ES);
- Coronel Ulysses (União Brasil-SC);
Senadores
- Eduardo Girão (Novo-CE);
- Jorge Seif (PL-SC)