VÍDEO: Vereador expulsa e ameaça algemar jornalista em sessão na Câmara de Itacoatiara

(Foto: reprodução)
Um episódio de tensão marcou a sessão da Câmara Municipal de Itacoatiara, nessa terça-feira (14/10). O jornalista Melk Santos, do Portal Online Multimídia, foi expulso do plenário pelo vereador Hygor Magalhães (DC), enquanto realizava a cobertura da reunião.
Durante a transmissão da sessão, o político chegou a ameaçar algemar o profissional de imprensa caso ele não deixasse imediatamente o local. A atitude teria sido motivada por uma matéria publicada no portal sobre outro vereador que responde a um processo por suposto desvio de verba pública. A publicação teria desagradado Hygor Magalhães, que levou o assunto à tribuna.
“Eu peço para as pessoas que estão assistindo que não acreditem em tudo que se passa em portais, live. Quer saber como anda o procedimento? Que venha a esta Casa, que assista. Hoje qualquer um abre um portal e dá como verdade”, disse o parlamentar.
Durante o discurso, Melk Santos tentou se manifestar, mas foi interrompido pelo presidente da Câmara, Arialdo Guimarães, que ordenou que permanecesse em silêncio. Mesmo assim, Hygor Magalhães insistiu em intervir e declarou que “quem manda na Câmara são os vereadores”, ordenando a retirada do jornalista do plenário.
“Presidente, eu acredito que nessa casa quem manda são os vereadores. Então eu peço que você se retire, senão você vai sair algemado daqui”, afirmou Hygor Magalhães.
Veja o vídeo:
Vereador expulsa e ameaça algemar jornalista em sessão na Câmara de Itacoatiara pic.twitter.com/Xza3xhqqFR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 15, 2025
No mesmo dia, o jornalista Melk Santos se pronunciou por meio de suas redes sociais.
“Quando ele citou portais eu me levantei e pedi a palavra. Foi quando o presidente disse ou você fica calado ou sai da Câmara. Foi quando o Iguinho falou que quem manda na Câmara são os vereadores e eu disse que quem manda é o povo”, disse
Jornalistas de Itacoatiara se manifestam
Os jornalistas do município repudiaram a atitude do vereador e classificaram como “tentativa de intimidação”. Por meio de uma nota enviada à imprensa, eles reforçaram que o exercício da atividade jornalística, é protegida pela Constituição Federal. Confira:
Os portais de comunicação de Itacoatiara vêm a público manifestar repúdio à atitude do vereador Igor Magalhães (DC), que, durante a sessão desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Itacoatiara, mandou um repórter se retirar do plenário e ameaçou algemá-lo caso ele não obedecesse à ordem.
A conduta do parlamentar representa uma tentativa de intimidação e constrangimento ao exercício da atividade jornalística, que é garantida pela Constituição Federal. O artigo 5º, inciso IX, assegura a livre manifestação do pensamento, e o artigo 220 proíbe qualquer forma de censura ou restrição ao trabalho da imprensa.
Os profissionais de comunicação têm o direito e o dever de acompanhar e registrar as ações dos poderes públicos, especialmente em espaços como o plenário da Câmara, que pertence à sociedade e deve ser um ambiente de transparência, diálogo e respeito.
Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de imprensa, com o direito à informação e com o respeito mútuo entre jornalistas e autoridades públicas. Atitudes como a ocorrida ferem os princípios democráticos e não podem ser naturalizadas.
