Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, o vereador Zé Ricardo (PT), informou que protocolou um requerimento solicitando a presença de representantes da empresa Amazonas Energia em uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), prevista para acontecer nesta quarta-feira (21/5).
O objetivo é discutir as medidas de contingência e proteção previstas para o sistema de distribuição de energia elétrica, a fim de garantir a qualidade do serviço na capital amazonense.
O parlamentar destacou que a empresa está passando por um processo de reformulação, com a entrada de uma nova sócia, e que deseja compreender qual será o novo plano de contingência diante dessa mudança.
“Agora temos uma nova sócia na empresa Amazonas Energia. Queremos saber o que ela pretende fazer: quais são as medidas protetivas em relação ao sistema de distribuição, qual é o plano de contingência para situações de queda de energia — tanto na prevenção quanto nas ações posteriores —, e como será feito o ressarcimento à população. Também queremos entender como será a comunicação com os consumidores diante da possibilidade de interrupções no fornecimento”, afirmou o vereador.
Zé Ricardo acrescentou ainda que, com essa audiência, pretende obter informações sobre os novos investimentos que serão realizados pelos futuros gestores da concessionária, visando a melhoria do serviço oferecido à população. Ele enfatizou que Manaus sofre frequentemente com apagões e que os prejuízos recaem sobre famílias, comércios e indústrias.
A equipe de reportagem da Onda Digital entrou em contato com a Amazonas Energia. Por meio do diretor de Relações Institucionais, Radyr Gomes, a empresa confirmou presença na audiência pública.
No entanto, informou que os novos representantes da companhia ainda não foram oficialmente empossados, pois o processo de transição está em tramitação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Dessa forma, os representantes que comparecerão à CMM são os atuais membros da diretoria da concessionária.
Assista o vídeo:
Vereador convoca Amazonas Energia para esclarecer o novo plano de contingência pic.twitter.com/v3IuuC9wTk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 19, 2025