O União Brasil vai fazer uma pesquisa eleitoral para avaliar o nome do cantor Gusttavo Lima como possível candidato à Presidência da República em 2026. O levantamento será realizado após o dia 20 de janeiro como parte de uma estratégia para entender o potencial do artista no cenário político.
A sigla, liderada pelo presidente Antonio Rueda, já iniciou conversas com Gusttavo Lima sobre a possibilidade de filiá-lo ao partido. Em um movimento que reforça a intenção do União Brasil de atrair perfis populares, Rueda viajará aos Estados Unidos ainda neste mês para participar do aniversário da esposa do cantor, que será celebrado em Miami. Durante o evento, o presidente do partido pretende discutir detalhadamente os passos para viabilizar a candidatura do artista.
A aproximação entre Gusttavo Lima e o União Brasil não é recente. Antes mesmo de anunciar publicamente sua intenção de concorrer ao Palácio do Planalto, o cantor fez contato direto com Antonio Rueda no último dia 31 de dezembro, manifestando interesse em ingressar na corrida presidencial.
Porém, Rueda ressaltou que Gusttavo Lima também precisaria dialogar com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, uma figura de destaque dentro do União Brasil e também aspirante à Presidência em 2026. Caiado, que vem trabalhando ativamente para consolidar sua própria candidatura, é visto como uma peça-chave na equação política do partido.
Segundo fontes internas, uma das estratégias cogitadas pela cúpula do União Brasil seria a formação de uma chapa composta por Caiado como candidato a presidente e Gusttavo Lima como vice.
Gusttavo Lima quer se candidatar à presidência
O cantor sertanejo Gusttavo Lima deu uma entrevista na semana passada, onde anunciou que pretende se candidatar à Presidência da República. O artista ainda não tem partido, mas afirmou que resolveu colocar o próprio nome à disposição do eleitorado nas eleições gerais de 2026.
“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, disse ele.
No passado, Lima manifestou apoio público ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, na entrevista ele diz querer unir o Brasil e ir contra à polarização dos últimos anos no país. Ele afirmou:
“Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, declarou Gusttavo.
Leia mais:
- Gusttavo Lima anuncia que vai ser candidato à presidência do Brasil em 2026
- União Brasil e PP admitem conversas para filiar Gusttavo Lima em candidatura à presidência
Polêmicas recentes
Recentemente, Gusttavo Lima se envolveu numa polêmica ao ser investigado por suspeita de lavagem de dinheiro por meio de empresas de apostas on-line – na mesma investigação que envolveu a influenciadora Deolane Bezerra.
O Ministério Público do de Pernambuco (MPPE), entretanto, pediu para arquivar as apurações que tinham como alvo o sertanejo e os sócios da Vaidebet, por falta de provas que justificassem ação penal contra eles.
*Com informações de O Globo e Metrópoles