A campanha eleitoral tem início oficialmente nesta terça, 16. Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital vão buscar, a partir de hoje, o apoio de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno.
Com os candidatos na rua, o eleitor poderá registrar denúncias de propaganda eleitoral irregular no Aplicativo Pardal. A ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é canal para os eleitores denunciarem propaganda eleitoral irregular e outras infrações durante a campanha, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos eleitorais.
Leia mais:
Vereadores começam a definir campanhas para eleições 2022
Campanha eleitoral 2022 começa nesta terça-feira
O app Pardal é gratuito e está disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Pode ser também baixado no endereço: https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/
Para as Eleições 2022, o TSE fez uma atualização no aplicativo que possibilitará a geração de estatísticas quanto às denúncias recebidas e apuradas. Nas eleições municipais de 2020, o aplicativo recebeu 1016 denúncias, todas de propaganda eleitoral irregular. No pleito anterior, em 2018, o número foi de 993 denúncias.
Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. O app resguarda o sigilo dos dados pessoais do denunciante.