A decisão encerra uma disputa judicial iniciada pelos ex-candidatos Harben Avelar e Raione Cabral, que alegaram que Adail estava inelegível, solicitando a cassação do registo de candidatura. O argumento central era o histórico judicial do prefeito eleito. Adail cumpriu um período de inelegibilidade que começou em 27 de agosto de 2015 e terminou em 28 de agosto de 2023.
Durante o processo, a juíza Maria Elisa pediu vista, adiando a conclusão para o dia 19 de outubro. Ela, juntamente com o juiz Marcelo Vieira, votou contra a elegibilidade do candidato. No entanto, o vice-presidente do TRE-AM, Airton Gentil, e os juízes Fabrício Marques e Giselle Facone Medina acompanharam o voto do relator.
Saiba mais:
A votação foi decidida por 4 a 2. O vice-presidente do TRE-AM, Airton Gentil, e os juízes Fabrício Marques e Giselle Facone Medina acompanharam o relator, consolidando a maioria favorável a Adail Pinheiro.
Com a decisão, Adail está confirmado como prefeito de Coari para o mandato de 2025 a 2029. A posse está agendada para o dia 13 de dezembro.