Tadeu de Souza diz que Zona Franca é “solução para o Brasil” e prevê novo recorde de faturamento em 2025

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-Governadoria
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, afirmou nesta terça-feira (4/11) que a Zona Franca de Manaus (ZFM) é parte da solução para os desafios da economia brasileira. Em publicação nas redes sociais, Tadeu destacou a importância do modelo para o desenvolvimento regional e nacional, apontando os resultados positivos do Polo Industrial de Manaus (PIM) em faturamento e geração de empregos.
“A partir de 2032, o único local no Brasil que vai ter atividade incentivada vai ser a Zona Franca de Manaus. Portanto, a possibilidade de a gente atrair novos segmentos para o Polo Industrial é muito grande. O Amazonas não é um problema. O Amazonas é solução para muita coisa no Brasil”, afirmou.
Ex-operário do PIM no início da década de 1990, Tadeu defendeu a manutenção e o fortalecimento do modelo, que atualmente emprega mais de 130 mil trabalhadores. Ele também ressaltou que a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso Nacional, deve garantir segurança jurídica para novos investimentos na região.
Saiba mais:
Primeiro projeto de lei de Jacqueline na Aleam propõe utlidade pública a instituto
Cinemas e casas de show de Manaus serão obrigados a exibir fotos de pessoas desaparecidas
Segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o número médio de empregos no PIM em 2025 é 8,58% superior ao registrado no mesmo período de 2024. O faturamento também deve bater recorde histórico: a expectativa é de R$ 217,6 bilhões, o que representa um crescimento de 6,7% em relação ao ano anterior.
Além do desempenho industrial, o vice-governador reforçou a importância de diversificar a economia e interiorizar o desenvolvimento.
“A gente tem muito potencial, mas tudo passa por essa necessidade de complementar a atividade industrial, principalmente no interior”, enfatizou.






