As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Primeiro projeto de lei de Jacqueline na Aleam propõe utilidade pública a instituto

Parlamentar do União Brasil destaca o papel social e humanitário da instituição, que atua há mais de uma década em diversas áreas no Amazonas
04/11/25 às 12:54h
Primeiro projeto de lei de Jacqueline na Aleam propõe utilidade pública a instituto

(Foto: Danilo Mello/ Aleam)

A deputada estadual Professora Jacqueline (UB) apresentou seu primeiro projeto de lei na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propondo declarar o Instituto Notre Dame como Utilidade Pública Estadual. A proposta foi protocolada nesta terça-feira (4/11), conforme consulta da Rede Onda Digital ao SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo).

De acordo com o texto, a utilidade pública reconhece a relevância dos serviços prestados pela instituição e autoriza o Poder Executivo a adotar as providências necessárias para o cumprimento da legislação.

Fundado em 11 de fevereiro de 2010, o Instituto Notre Dame é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e assistencial, que desenvolve ações voltadas ao bem-estar coletivo e à promoção da dignidade humana.

Segundo o texto, a entidade atua em diversas frentes, com projetos nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, proteção animal e apoio a povos originários, beneficiando famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre suas atividades, destaca-se o atendimento comunitário na área da saúde, programas de capacitação profissional, ações de inclusão social, defesa dos direitos humanos e acolhimento de animais em risco.


Saiba mais: 

Gato com esporotricose vira motivo de discussão entre vereadores na Câmara de Manaus

Escolas de Manaus deverão exibir Lei Henry Borel em locais visíveis, determina projeto aprovado na CMM


Como justificativa, a deputada afirma que a instituição “atua com responsabilidade social, transparência e compromisso com a inclusão e o desenvolvimento humano”, projetando-se como referência nacional até 2035.

“Reconhecendo a importância dessa instituição, que efetivamente transforma vidas e promove o bem comum, peço o apoio dos colegas deputados para a aprovação desta matéria, que é de relevante interesse público e social”, afirmou a parlamentar.

Na prática, a aprovação do título de Utilidade Pública Estadual permitirá que a ampliação de parcerias e fortalecimento de projetos, além de impactar ações sociais. A proposta está na Diretoria de Apoio Legislativo (DAL), cumprindo prazo de pauta.