Na cerimônia de posse como presidente municipal do Avante em Manaus, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), afirmou nesta sexta-feira (17/05) que não existe conflito na relação dele com o governador Wilson Lima (União Brasil). Apesar de serem de grupos políticos adversários nas eleições municipais, Souza disse que existe “amadurecimento” tanto por parte de Lima quanto do prefeito David Almeida (Avante) para evitar que questões partidárias interfiram nas respectivas gestões pelos Poderes Executivos estadual e municipal.
“Eu tenho muito orgulho de fazer parte de uma geração de liderança de transição. O governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida e o vice-governador Tadeu [de Souza] compreendem muito bem as suas posições. Cada um dentro dos seus flancos e alinhamentos políticos exercem sua liderança partidária, que não se confunde com a liderança no exercício da gestão”, disse o vice-governador.
No ano passado, Wilson Lima rompeu sua aliança política com Almeida e lançou, em 2024, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) para concorrer à Prefeitura de Manaus. O combinado antes era que o governador indicaria o candidato a vice-prefeito na chapa para a reeleição de David Almeida, a exemplo do que fez o próprio chefe do Executivo Municipal ao indicar Tadeu de Souza como vice de Lima, nas eleições de 2022.
E apesar de Cidade, candidato do governador do Amazonas, ser adversário do prefeito David Almeida no pleito e até criticar a administração dele nos vídeos de pré-campanha, Tadeu de Souza procurou amenizar um possível desconforto entre os dois gestores. Ele destacou o amadurecimento de Wilson Lima como político.
“Eu falo de amadurecimento porque são lideranças amadurecidas que não se confundem. O governador Wilson Lima exerce sua liderança [partidária], tem candidato próprio [Roberto Cidade] e legitimamente tem esse candidato, assim como o prefeito David Almeida [que busca a reeleição]. Essas coisas não se confundem […] Ao contrário do que acontecia com certas gerações de políticos, que muitas vezes colocavam a conta [pela rivalidade ou oposição política] para a população perder ou sofrer. Eu me orgulho de fazer parte de lideranças políticas que sabem fazer essa distinção e que não colocam em risco o bem-estar da população em proveito dos seus interesses pessoais”, finalizou Tadeu de Souza.
Leia mais:
Eleições 2024: “A representatividade do Avante vai ser muito grande”, garante Tadeu de Souza