O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu, em entrevista à TV Senado nesta terça-feira (8/4), a criação de uma subcomissão temporária para tratar do asfaltamento da BR-319.
O pedido, de autoria do parlamentar, foi aprovado na Comissão de Infraestrutura (CI) e busca avançar nas discussões sobre a rodovia que liga o Amazonas a Rondônia.
“O requerimento da gente foi aprovado, é uma subcomissão que vai se dedicar, estudar e descobrir porque a BR-319 não é asfaltada. Ela é muito cara, caríssima para nós do Amazonas, para Rondônia e para o país como um todo. O Amazonas é o único Estado brasileiro que não é ligado por terra ao Brasil, a estrada existe, mas o Ministério do Meio Ambiente teima, o Ibama, Funai, não deixar que se asfalte”, explicou o parlamentar.
Saiba mais:
Briga política? prefeito nocauteia e fratura nariz de secretário de Educação
Assinatura na CPI e acusação de Fake News norteiam discussão de Aldenor Lima e Rodrigo Guedes
Barreiras da BR-319
A subcomissão vai sugerir providências para a solução, no menor tempo possível, para resolver a falta de asfaltamento, diante das dificuldades impostas aos moradores de toda essa região e dos problemas econômicos.
“A gente vai procurar saber o que está havendo, mas é bom saber oficialmente. (…) Uma subcomissão dentro da Comissão de Infraestrutura só reforça nosso objetivo e a nossa missão”, pontuou o senador.
De acordo com o documento, a composição da Subcomissão Temporária será de cinco membros titulares e outros cinco suplentes “para, no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias, destinada a examinar a grave situação criada pela deterioração da BR-319”.
Consultada pela Rede Onda Digital, a assessoria de comunicação do parlamentar afirmou que os membros para compor a subcomissão ainda não foram definidos, algo que vai ser visto no decorrer dos trâmites do trabalhos.