STJ alerta para golpe no WhatsApp com uso indevido do nome do tribunal

(Foto: divulgação)
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) emitiu um alerta sobre um novo golpe aplicado por meio do aplicativo WhatsApp. Criminosos entram em contato com cidadãos se passando por representantes da corte, com o objetivo de obter dinheiro ou informações pessoais. Em muitos casos, os estelionatários utilizam fotos e símbolos associados ao STJ em perfis falsos para dar aparência de legitimidade às abordagens.
O tribunal esclarece que não possui canal de atendimento judicial via WhatsApp e não realiza contatos sem que haja solicitação prévia do interessado. O STJ também não solicita pagamentos relacionados a processos em tramitação, nem pede senhas ou dados pessoais em qualquer tipo de atendimento.
Para informações sobre processos, o principal canal disponibilizado pelo tribunal é o Balcão Virtual, que funciona por meio da plataforma Zoom, mediante solicitação formal. Quando necessário, contatos complementares são feitos exclusivamente por email.
Saiba mais:
Eleitores podem usar aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular
Guia do eleitor: cargos e funções em disputa nas Eleições 2026
O STJ reforça ainda que não realiza ligações telefônicas para complementar informações processuais. O público pode buscar esclarecimentos pelos números oficiais (61) 3319-8000, para informações gerais, e (61) 3319-8410, para informações processuais.
A orientação é para que a população fique atenta aos canais oficiais da instituição. O tribunal não utiliza números de telefone celular nem outros prefixos ou DDDs para entrar em contato com partes ou advogados. Qualquer pedido fora desses padrões deve ser tratado com desconfiança.
*Com informações de STJ.






