Guia do eleitor: cargos e funções em disputa nas Eleições 2026

(Foto: Agência Brasil)
As Eleições Gerais de 2026 levarão mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores às urnas eletrônicas em outubro para a escolha dos representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo no Brasil. O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro e, se necessário, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.
No primeiro turno, cada eleitor fará seis escolhas na urna, seguindo a ordem definida pela Justiça Eleitoral: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador para a primeira vaga, senador para a segunda vaga, governador e vice-governador e presidente e vice-presidente da República.
A eleição combina dois sistemas de votação. Os cargos do Legislativo são definidos pelo sistema proporcional, enquanto os cargos do Executivo e o Senado são escolhidos pelo sistema majoritário.
Deputado federal
Os deputados federais representam a população dos estados na Câmara dos Deputados. São responsáveis por propor, discutir e votar leis de alcance nacional, além de fiscalizar os atos do governo federal e analisar o orçamento da União. Em 2026, estarão em disputa 513 vagas, distribuídas entre os partidos e federações de acordo com a votação obtida.
Deputado estadual e distrital
Os deputados estaduais e distritais atuam nas assembleias legislativas dos estados e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Eles legislam sobre temas de interesse local e fiscalizam o Poder Executivo estadual ou distrital. Ao todo, serão preenchidas 1.035 vagas para deputado estadual e 24 para deputado distrital.
Senador
O Senado Federal representa os estados e o Distrito Federal no Congresso Nacional. Cada estado elegerá dois senadores em 2026, totalizando a renovação de 54 cadeiras. O mandato é de oito anos. Entre as atribuições dos senadores estão a análise de leis, a aprovação de autoridades indicadas pelo Executivo e o julgamento de autoridades em processos de responsabilidade.
Saiba mais:
Eleitores podem usar aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular
Sociedade pode enviar sugestões para normas das eleições de 2026 a partir desta segunda (19)
Governador e vice-governador
Os governadores são os chefes do Poder Executivo nos estados e no Distrito Federal. Eles são responsáveis pela administração estadual e pela execução de políticas públicas em áreas como saúde, segurança e educação. A eleição ocorre por maioria absoluta dos votos válidos, com possibilidade de segundo turno.
Presidente e vice-presidente da República
O presidente da República é o chefe do Poder Executivo federal e coordena a administração pública nacional. O cargo envolve a definição de políticas econômicas, sociais e institucionais, além da condução das relações internacionais. A eleição também ocorre por maioria absoluta dos votos válidos, com segundo turno previsto caso nenhum candidato atinja esse percentual.
A legislação eleitoral permite o lançamento de candidaturas apenas por partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral. As siglas também podem se reunir em federações partidárias, que funcionam como um único partido durante o período eleitoral e legislativo.
Idade mínima
A Constituição Federal estabelece idades mínimas para concorrer aos cargos. Para presidente, vice-presidente e senador, a exigência é de 35 anos. Para governador e vice-governador, 30 anos. Já para deputado federal, estadual ou distrital, a idade mínima é de 21 anos.
*Com informações de TSE.






