37.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

STF retoma julgamento sobre revisão da vida toda para aposentados do INSS na próxima semana

Publicado em:

- Anúncio -

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar, no dia 20 de setembro, o julgamento de dois recursos que questionam a decisão da Corte sobre a revisão da vida de todas as aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O julgamento será realizado em plenário virtual entre os dias 20 e 27 de setembro. Uma revisão da vida toda permitiu que os investidores pudessem optar pela regra mais favorável ao recálculo de seus benefícios.

A decisão de retomar o caso foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes na semana passada, ao cancelar o pedido de destaque que suspendia o julgamento virtual. Esse pedido, feito no mês passado, buscou transferir a deliberação para o plenário físico do STF. Antes da suspensão, quatro ministros já haviam votado pela exclusão dos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

Os votos dos ministros Nunes Marques (relator), Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia foram no sentido de negar os recursos, apoiando a decisão anterior do STF, que impede uma revisão. As entidades autoras dos recursos alegam que a revisão deveria ser assegurada a título de reforma que tinham ações em trâmite na Justiça, sendo que algumas instâncias inferiores já concederam o direito à revisão.


Saiba mais:


Em março deste ano, o Supremo decidiu, por 7 votos a 4, que os aposentados não têm o direito de optar pela regra mais vantajosa para recalcular o valor do benefício. Essa decisão anulou uma deliberação anterior do próprio STF, que havia sido favorável à revisão da vida toda. A mudança ocorreu quando os ministros analisaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário que havia garantido a revisão para os aposentados.

Ao declarar constitucional a legislação previdenciária de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição, que limita o planejamento das aposentadorias ao período após julho de 1994, deveria ser obrigatória, impedindo que os aposentados escolhessem a fórmula mais favorável.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -