As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Sinésio pede urgência em tramitação de PL que proíbe instalação de medidores aéreos

Sinésio pede urgência em tramitação de PL que proíbe instalação de medidores aéreos

Deputado afirmou que medida vai apaziguar a população que não concorda com a instalação dos aparelhos. Foto: Divulgação

O deputado Sinésio Campos (PT) apresentou hoje (7), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pedido de urgência na tramitação do Projeto de Lei (PL) n° 267/2022, que proíbe a instalação de aparelhos do Sistema de Medição Centralizada (SMC), os chamados medidores áereos, por concessionárias de água e energia elétrica.

O requerimento deve ser votado nesta quarta-feira (8) e já conta com a subscrição de 15 dos 24 parlamentares. De acordo com Sinésio, a medida tem amparo legal no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina o acesso do consumidor aos medidores, e visa também apaziguar os ânimos da população que tentou impedir a instalação dos aparelhos, como ocorreu no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.

 


Leia mais:

 

“A empresa está gastando mais de R$ 150 milhões enquanto deveria se preocupar com a qualidade e a eficiência dos serviços. Ainda ocorrem apagões”, enfatizou o deputado. “Esses aparelhos não proporcionam a redução de valores da conta de energia. A sociedade está revoltada, indo às ruas, mas precisamos de um respaldo legal“.

O ex-presidente da CPI da Amazonas Energia afirmou ainda que a empresa ainda não tem aval da Justiça para continuar a instalação dos medidores, já que o processo que trata do caso foi encaminhado ao Ministério Público, e tenta se fundamentar em laudo do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) sobre irregularidades em 57 medidores.