O vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vão ter oito dias (sem contar os finais de semana) de recesso parlamentar. A informação surgiu nesta terça-feira (25/2), enquanto os parlamentares ainda estavam em sessão plenária.
De acordo com informações, os parlamentares vão ficar em recesso nesta quarta-feira (26/2) e voltam na segunda-feira, dia 10 de março.
Vale lembrar que os vereadores de Manaus retornaram aos trabalhos no dia 10 de fevereiro. Ou seja, contabilizando até o momento, trabalharam durante 15 dias úteis, incluindo as sessões de segunda a quarta-feira, e a agenda nos gabinetes, que acontecem nas quintas e sextas-feiras.
O primeiro dia de sessão plenária aconteceu em primeiro de janeiro de 2025, quando definiram David Reis como presidente da casa legislativa, e a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 e logo depois disso, os parlamentares estiveram de férias até o retorno em fevereiro.
O ”bloco do recesso” para os vereadores acontece no ano em que eles tiveram os seus salários reajustados. Aprovado em 2024, o Projeto de Lei que aumentou os subsídios dos parlamentares entrou em vigor neste ano, com um reajuste de 37,32%, chegando a R$ 26.080,98. Anteriormente, o salário era R$ 18.991,69.
Saiba mais:
CHOCANTE: Veja momento em que técnica de enfermagem é atropelada por micro-ônibus em Manaus
“Boa política” é servida com um cafezinho, pão com tucumã e articulações
Em uma breve pesquisa na aba de transparência do site da Câmara Municipal de Manaus (CMM), os calendários que informam o período de trabalhos e recessos dos parlamentares, segue desatualizado, mostrando apenas os anos de 2023 e 2024, apenas.
As cores, conforme os dados da casa legislativa, demonstram os dias de sessão plenária, atendimento nos gabinetes, agendas externas, e o período dos recessos.
Resposta da CMM
À Rede Onda Digital, a Diretoria de Comunicação da casa legislativa informou que, no dia 12 de fevereiro de 2025, foi realizada uma Sessão Extraordinária compensatória à Ordinária desta quarta-feira (26 de fevereiro).
“Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, as atividades administrativas seguirão normalmente na Casa Legislativa”, acrescenta a nota.
Por fim, a Diretoria de Comunicação informou que os dias 3 a 5 de março foram considerados facultativos e feriados de Carnaval, conforme conta no calendário oficial da CMM de 2025, publicado em Diário Oficial. “Assim, as atividades administrativas serão retomadas no dia 6 de março, enquanto as Sessões Ordinárias retornarão no dia 10 de março”, pontuou.