O reajuste salarial dos servidores da Prefeitura de Manaus foi aprovado, nesta segunda-feira (7/4), Câmara Municipal de Manaus (CMM). A deliberação contempla diversas áreas da administração pública conforme medida anunciada pelo prefeito David Almeida na quinta-feira (3/04).
Segundo o vereador Eduardo Alfaia (Avante), as áreas como a Controladoria-Geral do Município (CGM), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Manaus Previdência (ManausPrev) e a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef) já estão incluídas no reajuste.
A exceção, de acordo com o parlamentar, são os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cujas datas-bases já estão vigentes. Esses dois grupos terão recomposição salarial no meio do ano, conforme previsto em legislação específica.

Conforme o vereador a recomposição salarial contempla as áreas que estavam com a data-base em atraso.
“Estamos regularizando a situação e, a partir de agora, todos os servidores passarão a ter um único período de reajuste, com base no índice inflacionário do momento. Isso traz justiça e previsibilidade para todos”, disse.
Veja a declaração de Alfaia:
Reajuste no salário dos servidores de Manaus é deliberada na CMM; saiba pic.twitter.com/yzJwioJhHO
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 7, 2025
David Almeida anuncia reajuste salarial
O prefeito David Almeida (Avante) reforçou que a unificação das datas-bases e a recomposição salarial dos servidores são ações estratégicas para garantir eficiência na gestão dos recursos públicos e valorização dos profissionais da administração direta e indireta.
A iniciativa beneficia servidores tanto sob o regime de Direito Administrativo (RDA) quanto sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“Estamos garantindo o reajuste salarial e a recomposição das datas-bases de diversas categorias. No mês de junho, vamos unificar os reajustes dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que possuem planos diferenciados. Com essa medida, todas as demais categorias passarão a ter reajustes no mesmo período”, afirmou o prefeito David Almeida.
O secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou que a medida vai reduzir discussões fragmentadas ao longo do ano, otimizando os trâmites administrativos e diminuindo a burocracia.
“Hoje, praticamente cada secretaria tem um calendário próprio, o que gera discussões frequentes ao longo do ano. Com a padronização, teremos uma única negociação geral, otimizando os trâmites administrativos e reduzindo a burocracia. Apenas os servidores da Semsa e da Semed continuarão com um cronograma diferenciado, com a recomposição prevista para junho”, explicou Rotta.

Já o secretário municipal de Finanças, Clécio Freire, apontou que a medida facilita o planejamento financeiro da Prefeitura de Manaus.
“A unificação da data-base trará um ganho significativo, pois permitirá uma previsibilidade orçamentária mais eficiente. Antes, cada secretaria possuía um período de reajuste distinto, dificultando o planejamento. Agora, teremos um percentual único para todos, o que garante maior eficiência e equidade entre as categorias”, afirmou Freire.