A queima de fogos em comemoração ao aniversário da facção criminosa Comando Vermelho (CV) foi assunto na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (11/02). Os deputados Delegado Péricles (PL) e Daniel Almeida (Avante) criticaram a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), acusando o órgão de falhar na prevenção da ação criminosa.
Durante seu discurso na tribuna, o deputado Delegado Péricles questionou a ineficiência da SSP-AM em impedir a celebração do CV, que ocorreu em diversos bairros de Manaus e municípios próximos.
” A que ponto nós chegamos? É uma vergonha para nós, amazonenses. O que presenciamos ontem já virou algo corriqueiro.”
Não podemos parabenizar a Secretaria de Segurança Pública pelas ações posteriores, algo deveria ter sido feito antes. Não adianta depois soltar uma nota dizendo que não foi aniversário da facção. A inteligência da segurança pública serve justamente para antecipar esses acontecimentos”, criticou Péricles.
🚨Delegado Péricles critica Segurança Pública por "permitir" foguetório para facção criminosa pic.twitter.com/QefDJV5TRW
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 11, 2025
Já o deputado Daniel Almeida reforçou as críticas, afirmando que as prisões realizadas após a queima de fogos não atingiram os verdadeiros responsáveis. Segundo ele, os detidos seriam apenas dependentes químicos pagos para soltar os fogos, enquanto os traficantes seguem impunes.
“A polícia prende algumas pessoas que estavam soltando fogos, mas sabemos que são apenas dependentes químicos pagos para isso. Nenhum traficante foi preso. Essas pessoas são presas um dia e no outro já estão soltas novamente. A Segurança Pública do nosso Estado não tem inteligência. Se tivesse, isso já teria sido evitado”, declarou.
O parlamentar ainda associou o episódio à gestão do governador Wilson Lima: “Isso traduz muito o que é o governo do Wilson Lima”.
📌Daniel Almeida questiona inteligência das Forças de Segurança por permitir foguetório em Manaus pic.twitter.com/vaHMzhkYh6
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 11, 2025
Saiba mais:
- Câmeras de segurança usadas por traficantes são apreendidas após foguetório do CV em Manaus
- Fogueteiros do CV: ao menos 14 pessoas são presas após soltarem fogos para facção criminosa em Manaus
Queima de fogos para o CV repercute nas redes
Na noite da última segunda-feira (10/02), manauaras foram surpreendidos pela queima de fogos realizada por integrantes do Comando Vermelho em diversos bairros da capital. Os fogos começaram pontualmente às 20h, coincidindo com a troca de turno da Polícia Militar.
Vídeos da ação criminosa rapidamente viralizaram nas redes sociais, exibindo o céu de Manaus iluminado de vermelho. Desde a tarde daquele dia, circulavam mensagens em redes sociais alertando sobre o foguetório, que teria como objetivo celebrar os cinco anos da liderança da facção no Amazonas.
A sigla do Comando Vermelho também foi vista em pichações em alguns bairros da cidade, reforçando a presença da facção criminosa na capital amazonense.
Veja os vídeos:
Mais de 50 envolvidos na queima de fogos foram soltos
Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, o secretário de Segurança Pública, Coronel Vinicius Almeida, afirmou que a SSP-AM já estava preparada para a queima de fogos.
“Na noite de ontem, a gente já sabia que ia acontecer, como acontece há cinco anos essa afronta à sociedade amazonense. Todos os anos temos recolhido bastante pessoas das ruas quando fazem essa ação. O ponto que deve ser discutido é que, todas essas pessoas que foram presas ontem, na manhã de hoje já foram soltas, pois temo umas legislação que não permite que a gente mantenha essas pessoas presas”, afirmou.
Mais de 50 envolvidos em foguetório da facção criminosa Comando Vermelho (CV) deixaram a cadeia, na manhã desta terça-feira, no Amazonas. No total, foram presas 25 na capital, 26 no interior e quatro adolescente.
Além das prisões, a polícia apreendeu drogas, armas de fogo e mais de mil caixas de fogos.
![Queima de fogos - CV](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1-19-e1739278594600.webp)