As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Projeto de lei quer criar data anual para apoiar famílias de desaparecidos em Manaus

Com a iniciativa, o autor do PL busca dar visibilidade às famílias de pessoas desaparecidas e fortalecer políticas de proteção e busca
13/10/25 às 12:38h
Projeto de lei quer criar data anual para apoiar famílias de desaparecidos em Manaus

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O vereador Professor Samuel (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município da capital amazonense, o “Dia das Famílias com Pessoas Desaparecidas”, a ser celebrado anualmente no dia 30 de agosto.

A data segue o Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), conectando a iniciativa local a uma campanha global de conscientização.

Ao incluir essa data no calendário oficial, a Câmara Municipal de Manaus não apenas reconhece a dor dessas famílias, mas também fortalece a luta por respostas e por políticas mais eficientes de busca e acolhimento”, justificou o autor da proposta.

Segundo o projeto, o objetivo do dia é promover a conscientização sobre os direitos das famílias e das pessoas desaparecidas, fomentando a articulação entre sociedade civil, órgãos públicos e entidades para fortalecer políticas de busca e identificação, em consonância com a Lei Federal n.º 13.812/2019, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

Além disso, a proposta prevê a divulgação de mecanismos de apoio, como o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), vinculado ao Ministério da Justiça, garantindo que as famílias tenham acesso a informações e assistência adequada.


Saiba mais: 

Vereador propõe elevar o Festival Sou Manaus Passo a Paço a Patrimônio Cultural Imaterial da cidade

Joana Darc revela próximos passos à frente da Sepet: “já está no meu radar”


As atividades do dia poderão incluir campanhas educativas em parceria com universidades, conselhos municipais e organizações não governamentais; seminários com dados sobre desaparecimentos no Amazonas, com participação de órgãos como a Defensoria Pública e a Polícia Civil; além de ações de mobilização em redes sociais e espaços públicos.

O projeto também define que as despesas para execução da lei serão custeadas com dotações orçamentárias próprias, conforme a disponibilidade financeira do município.

Conforme o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), o projeto de lei segue na Divisão de Apoio ao Plenário (DIAP), para deliberação em Plenário da Casa Legislativa.

Projeto de lei quer criar data anual para apoiar famílias de desaparecidos em Manaus - Rede Onda Digital