Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei no. 299/2023 que prevê a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária de Manaus (Samu PET Manaus). O PL é de autoria do vereador Raulzinho (PSDB) e será de responsabilidade da Prefeitura de Manaus.
O Samu PET teria como inspiração o modelo do Samu que se tornou referência em atendimento a vítimas de acidentes ou que enfrentam situações de emergência em saúde.
Leia mais:
VÍDEO: Cão-guia recebe diploma em cerimônia de formatura nos EUA
Bem-estar animal será ensinado nas escolas da rede pública
Segundo a proposta, o Samu PET teria funcionamento de 24 horas e seria acionado por um número a ser viabilizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O veículo a ser utilizado deverá ser equipado com maca, caixa de transporte e materiais necessários para uma emergência.
Caso o projeto seja aprovado, cada unidade de atendimento móvel terá uma equipe de profissionais composta por um médico veterinário, um técnico de enfermagem e um motorista. O atendimento vai avaliar se o animal precisará de cirurgia ou algum tratamento especial.
Projetos semelhantes já existem em outras cidades, como Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto o PL tramita, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está construindo o primeiro Hospital Público Veterinário. Com investimento de R$ 3,7 milhões, o Hospital Veterinário está sendo construído na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul.
O Hospital Veterinário é um projeto de autoria da deputada estadual Joana Darc, com emenda parlamentar da autora e do ex-deputado estadual e agora deputado federal Saullo Viana.