As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Defesa afirma que prisão pode colocar vida de Bolsonaro em risco

Bolsonaro enfrenta problemas de saúde desde a facada sofrida na campanha de 2018
22/11/25 às 14:44h
Defesa afirma que prisão pode colocar vida de Bolsonaro em risco

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) declarou, neste sábado (22/11), que a prisão do ex-presidente representa um risco à própria saúde, descrita pelos advogados como “delicada”. Eles também alegaram que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), causou “profunda perplexidade”.

Em nota, os defensores afirmam que a ordem de prisão preventiva foi decretada com base em uma convocação de vigília de apoiadores em oração ao ex-presidente e que isso é um direito garantido pela Constituição Federal.

“A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada na manhã de hoje, causa profunda perplexidade, principalmente porque, conforme demonstra a cronologia dos fatos, está calcada em uma vigília de orações”, diz trecho do texto.

Leia mais

Tornozeleira de Bolsonaro é trocada na madrugada antes da prisão; PF contesta versão do ex-presidente

Moraes chama ações de filhos de Bolsonaro de “iniciativas patéticas”


Estado de saúde

Bolsonaro enfrenta problemas de saúde desde a facada sofrida na campanha de 2018. Desde então, passou por sete cirurgias, enfrentou episódios repetidos de soluço e, mais recentemente, recebeu diagnóstico de câncer de pele, em setembro.

A prisão

O ex-presidente foi detido em casa, por volta das 6h deste sábado, em Brasília. A medida é preventiva, sem prazo definido para encerramento. Moraes justificou a decisão afirmando que a mobilização de apoiadores em frente ao condomínio onde Bolsonaro mora tinha o objetivo de impedir sua prisão. O ministro também apontou violação da tornozeleira eletrônica, o que, segundo ele, indica possível tentativa de fuga.