O Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas continua sem um pré-candidato oficial para a Prefeitura de Manaus. Pelo menos, foi o que garantiu o presidente do diretório municipal da legenda, Valdemir Santana, em entrevista ao programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, nesta sexta-feira (05/04).
Sem citar o recém-filiado ao PT e ex-deputado federal Marcelo Ramos, que declarou ter sido escolhido pelo presidente Lula para disputar as eleições municipais, Santana informou que quatro pré-candidatos seguem na disputa interna.
“O PT hoje tem quatro pré-candidatos à Prefeitura de Manaus. Tem a companheira Anne [Moura, secretária Nacional de Mulheres da sigla]; tem o companheiro [Luiz] Borges [dirigente partidário]; tem o companheiro Sinésio [Campos, deputado estadual] e eu [líder sindical e presidente da CUT-AM]”, disse Santana.
Sobre a pesquisa interna encomendada pelo diretório nacional do PT com os pré-candidatos da legenda em Manaus, Valdemir Santana afirmou que nem teve acesso ao resultado completo e que o estudo não tinha o propósito de definir o melhor nome para brigar pela cadeira de prefeito.
Essas informações contradizem as declarações da colega de partido, Anne Moura. Em entrevista também ao programa Meio Dia, da Rede Onda Digital, na quarta-feira (03/04), a ativista social garantiu ter sido a primeira colocada na pesquisa do PT e reclamou da condução do diretório municipal durante o processo de análise.
“Nós [no caso, o diretório nacional] pedimos para fazer uma pesquisa. Até o momento não foi entregue a mim como presidente [do diretório municipal]. Foi divulgado pelo assessor lá [da empresa responsável] um dia só para os pré-candidatos [do PT] para ver a situação de cada um. Ficou de entregar para nós [a pesquisa interna] para a gente conversar com a direção do partido. Até agora não foi entregue”, declarou.
E para acabar com o imbróglio, Valdemir Santana disse que mais uma pesquisa será realizada com os pré-candidatos do PT para a prefeitura de Manaus. Porém, desta vez será encomendada pelo diretório municipal.
“Vamos fazer uma pesquisa aqui em Manaus mesmo para ver a situação dos pré-candidatos, o que for melhor. No sentido de que todos são valorosos, que fique bem claro isso”, disse Santana.
O presidente do PT em Manaus também afirmou que a legenda ainda possui tempo hábil para anunciar oficialmente o candidato para concorrer à vaga no Poder Executivo Municipal.
Pela legislação eleitoral, as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolha dos candidatos às prefeituras devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Leia mais:
Marcelo Ramos diz que foi escolhido por Lula para ser o pré-candidato do PT à Prefeitura de Manaus
Confira na íntegra a entrevista: