A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira (11/1), a abertura do ano letivo 2024 das unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) localizadas no rio Negro, zona rural da capital. Com o tema “Educação transforma e muda vidas”, a cerimônia aconteceu na Escola Municipal Paulo César Nonato, que fica na comunidade Nova Esperança, no ramal do Tiú.
Prefeito em exercício e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta destacou a alegria de realizar a abertura do ano letivo na unidade de ensino que foi totalmente reformada e reinaugurada em 2023. Ele frisou que esse tipo de investimento é fundamental para o sucesso escolar das crianças e adolescentes da cidade de Manaus e só reforça o compromisso da gestão do prefeito David Almeida em levar os melhores serviços públicos para a população.
“Estou muito alegre por estar realizando a abertura do ano letivo nesta escola, que já aguardava há 23 anos a construção e tivemos o prazer de inaugurá-la em 2023. Hoje, estamos num ambiente mais decente, honrado, bonito, alegre, com uma melhor infraestrutura, graças à visão do nosso competentíssimo prefeito David Almeida e da secretária de Educação, Dulce, uma mulher vocacionada para a educação, que juntos estão avançando na área da educação, sendo 334 escolas reformadas, ampliadas ou construídas”, enfatizou Rotta.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus fica sob o comando de Marcos Rotta por 10 dias
EXCLUSIVO: Pela primeira vez, Arthur Neto admite “grande erro” com Marcos Rotta e pede desculpas
O ano letivo das escolas do rio Negro inicia no mês de janeiro, devido à cheia e à vazante dos rios, além das especificidades climáticas da região amazônica. O respectivo calendário letivo é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação para não causar prejuízos aos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Na localidade, a Prefeitura de Manaus atende cerca de 2 mil estudantes, matriculados em uma das 29 unidades de ensino da zona ribeirinha. Por ter um calendário diferente da zona urbana, o ano letivo encerra no mês de outubro.