O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) anunciou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que irá comprar armas de uso exclusivo das forças armadas para a Guarda Municipal. A fala de David Almeida foi durante o discurso anunciado de 1.000 dias de trabalho ao legislativo municipal, onde ele falou sobre as ações realizadas e as que estão dentro do planejamento.
“Vamos colocar a Guarda Municipal dentro dos terminais para dar auxílio. O STF reconheceu a Guarda Municipal como força auxiliar da Segurança Pública e isso vai nos dar possibilidade de atuarmos ainda mais”, disse David Almeida sobre o uso de armas de uso das forças armadas.
O prefeito de Manaus ainda destacou que o investimento em armamento não virá diretamente dos cofres públicos municipais e sim de várias emendas parlamentares repassadas para a prefeitura e que juntas somam R$ 10 milhões de reais.
Leia também:
David Almeida anuncia construção de cerca de 17 mil moradias durante inauguração da sede da Semhaf
“Recebemos uma emenda de R$ 10 milhões, onde vamos equipar, comprar metralhadora, fuzil, viaturas. Vamos colocar a Guarda Municipal dentro dos terminais para dar auxílio”, destacou.
Desde 2021, a Prefeitura de Manaus possui uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) que tem como titular o delegado aposentado da Polícia Federal (PF), Sérgio Fontes. Foi a partir daí que a prefeitura começou a realizar mais investimentos na Guarda Municipal. Sobre isso, o prefeito ainda destacou que irá em breve realizar um concurso público para contratar mais guardas.
“Hoje também depois de setenta e poucos anos a guarda municipal é armada. Estamos com um concurso que será anunciado nos próximos dias”, disse David.
Veja o vídeo com a fala do prefeito David Almeida: