O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), negou qualquer grau de parentesco com Sophia Livas de Morais Almeida, presa nesta segunda-feira (19/5) por exercício ilegal da medicina.
A declaração foi publicada em nota oficial nas redes sociais horas após a prisão da falsa médica durante a ‘Operação Azoth’, deflagrada pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) da Polícia Civil.
Na publicação, o chefe do Executivo municipal negou ser tio de Sophia e afirmou não ter qualquer vínculo com a investigada. Ele também esclareceu que a imagem usada por ela nas redes sociais mostra, na verdade, sua filha Fernanda Aryel quando bebê.
“Outra foto em que também publicou ao lado de David foi tirada por ela mesma (selfie) em um local público, como é recorrente nas diversas vezes em que o prefeito é abordado por populares”, afirma o comunicado.
Leia mais:
Aleam propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca de Manaus a nível local e nacional
Arlindo Junior terá nome em Centro Municipal de Educação Infantil; texto tramita na CMM
De acordo com a polícia, a mulher é, na verdade, formada em Educação Física, mas atuava como médica há, pelo menos, dois anos, atendendo crianças com cardiopatias graves e gestantes com fetos com problemas cardíacos.
Ela também se aproveitava dessa suposta proximidade de David para adentrar em locais públicos, como o Ministério da Saúde, em Brasília.

Leia a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), esclarece que o prefeito de Manaus não possui qualquer parentesco com a suposta falsa médica, alvo da operação “Azoth”, deflagrada nesta segunda-feira, 19/5, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Esclarece também que a foto que a investigada publicou nas redes sociais como sendo ela criança carregada pelo prefeito, na verdade é uma imagem de David Almeida com sua filha Fernanda Aryel. Outra foto em que também publicou ao lado de David foi tirada por ela mesma (selfie) em um local público, como é recorrente nas diversas vezes em que o prefeito é abordado por populares, que pedem para tirar fotos com ele.
A prefeitura segue com o compromisso de trabalhar com a verdade e esclarecer tudo o que se referir à desinformação, no combate às fake news, em consonância com o bom jornalismo.
Investigação
À Rede Onda Digital, o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, revelou que Sophia começou a ser investigada após o desdobramento da Operação Hipócrates, que prendeu outro falso médico na região metropolitana.
A partir de novas denúncias, os policiais descobriram que Sophia havia se infiltrado em um curso de pós-graduação em Saúde Coletiva, onde convenceu professores e profissionais de que também era médica.
Com isso, ela foi convidada a integrar um projeto voltado para o atendimento de pacientes em situação delicada.
Confira declaração do delegado:
Delegado Cícero Túlio conta como a falsa médica conseguiu acessos na Saúde, em Manaus pic.twitter.com/n3bXRCQLVl
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 19, 2025