24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Pré-candidatos criticam fala de Mandel que associa “velha política” aos mais experientes

Publicado em:

- Anúncio -

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), de 23 anos, virou alvo de críticas de três pré-candidatos à Prefeitura de Manaus após postar um vídeo nas redes sociais, na terça-feira (28/05), afirmando que políticos de maior idade e mais experientes são representantes da “velha política”. Em resposta, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), de 50 anos, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), de 47 anos, e a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair (Novo), de 64 anos, detonaram os argumentos de Mandel.

Na publicação da discórdia, o também pré-candidato do Cidadania ao Poder Executivo disse que os “políticos que são mais velhos já ocuparam vários cargos” e causaram o abandono da capital amazonense em relação, por exemplo, à segurança pública e à despoluição dos igarapés.

“A idade média dos políticos envolvidos na Lava Jato [famoso esquema de corrupção do governo federal] era de uns 40, 50 anos. É essa experiência que querem que eu tenha? A de roubar, de colocar parentes na gestão, de ‘sortear’ apartamento pra família? […] Os políticos que são mais velhos já ocuparam vários cargos e sob o comando deles e dos amiguinhos deles, a nossa cidade [Manaus] ficou abandonada do jeito que ela está agora. Manaus hoje é uma das cidades mais violentas do mundo. Tem os igarapés poluídos”, disse Amom Mandel, em um trecho do vídeo.

A publicação do deputado federal foi motivada pelo questionamento de um internauta de que a idade dele seria um empecilho para exercer um cargo de prefeito, que teoricamente requer mais experiência na vida pública. Mandel começou a carreira na política aos 19 anos, quando foi eleito vereador de Manaus, em 2020, mas cumpriu metade do mandato na Câmara Municipal (CMM) após ganhar, em 2022, o pleito para a Câmara dos Deputados, aos 21 anos.

No mesmo dia da postagem de Amom Mandel, o pré-candidato do PT à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, publicou um vídeo nas redes sociais criticando o parlamentar. Ele afirmou que o discurso de Mandel é “velho” e usou para exemplificar recortes de antigas falas do governador Wilson Lima (União Brasil) e do prefeito David Almeida (Avante), então candidatos na época aos cargos que ocupam atualmente, com declarações parecidas aos de Mandel contra a velha política.

Ramos ainda declarou que o deputado federal não destinou nenhum dinheiro de emendas parlamentares para ajudar a resolver os problemas de segurança e poluição dos igarapés que critica na filmagem. “Tem gente que envelhece muito cedo”, provocou o ex-parlamentar sobre Amom Mandel no final do vídeo e novamente bebendo água, em referência ao famoso bordão do jovem adversário para as eleições.

“Esse discurso é velho [sobre a publicação de Amom Mandel sobre a velha política]. Eu acho que já ouvi essa conversa […] Manaus já caiu nessa conversa duas vezes, com Wilson Lima e David Almeida. Vamos cair de novo? Ou é melhor refletir sobre isso? A questão não é ser velho ou ser novo. A questão é o que você fez e o que você pode fazer por Manaus […] Tem gente [Amom Mandel] que envelhece muito cedo”, disse Marcelo Ramos.

E nesta quarta-feira (29/05), foi a vez dos pré-candidatos Wilker Barreto e Maria do Carmo Seffair criticarem as declarações de Mandel. O deputado estadual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) afirmou que Amom cria “subterfúgios para fugir das propostas [de governo] reais da cidade de Manaus” e o desafiou a debater sobre a gestão da capital amazonense.

Barreto também rebateu a fala de Mandel, que declarou que políticos mais velhos de Manaus nunca combateram a corrupção na cidade do jeito que o deputado federal promete fazer se for eleito prefeito.

“Amom, chegar aos 47 anos da forma que eu cheguei, eu me orgulho muito. Porque quem bate no sistema sou eu. Quer saber a diferença? Vai nas minhas redes sociais e vai na rede do Amom, certo? Vai lá e verifica quem é que tem coragem realmente de combater a corrupção”, disse Wilker Barreto, em um vídeo.

Também nesta quarta, a empresária Maria do Carmo publicou um vídeo nas redes sociais se contrapondo aos argumentos de Amom Mandel. Sem citar em nenhum momento o deputado federal, a pré-candidata do Novo deu vários exemplos de situações em que a experiência profissional é recomendável e disse que a gestão de Manaus não pode ser colocada em risco por “amadores” que são “bons de bla bla bla”.

“Tem gente [Amom Mandel] dizendo por aí que pra administrar Manaus não precisa ter experiência de gestão. Então, eu te faço um questionamento: ‘Você embarcaria em um avião cujo comandante nunca pilotou antes na vida? Você confiaria a construção da sua casa para quem nunca sentou sequer um tijolo? Faria uma cirurgia com alguém que não é médico? Manaus é uma cidade muito grande e complexa pra gente arriscar com amadores. Bons de bla bla bla, mas sem experiência alguma na vida. Fora, claro, ser político profissional”, criticou a reitora da Fametro.

No encerramento do vídeo, Maria do Carmo Seffair relembrou a trajetória dela como profissional, que desde os 15 anos começou a trabalhar, e de mais de 40 anos de experiência como gestora. Ela explicou ainda que é professora e advogada, além de “dona da Fametro, Tropical Hotel e da Santa Casa de Misericórdia” para reforçar que seria capaz de administrar a cidade como prefeita.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -