Com 75% da etapa concluída, a ponte sobre o Rio Curuçá, localizada no km 23,1 da BR-319, no município de Careiro da Várzea, deve ser entregue ainda este ano, de acordo com o senador Eduardo Braga (MDB).
“Agora, no mês de setembro, estamos inaugurando uma ponte zero quilômetro, nova, já dimensionada para os novos desafios da BR-319”, antecipa o parlamentar.
Com um investimento de aproximadamente R$ 27,3 milhões do Governo Federal, a estrutura terá 150 metros de extensão por 13 metros de largura, com duas faixas de rolamento e acostamentos.
O senador esteve acompanhado do deputado federal licenciado e atualmente secretário de Assistência Social de Manaus, Saullo Vianna, do superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Machado, além de prefeitos da região, em visita técnica realizada no trecho, no último domingo.

“A população dos municípios que usam a BR-319 nos cobram muito uma posição sobre o andamento dessa obra. Esse acidente aconteceu em 2022, e desde lá, a população sofre com isso”, relembrou Vianna sobre a queda da ponte, que ocorreu no dia 28 de setembro daquele ano.
Ainda de acordo com ele, o andamento dessa obra na rodovia que liga o Amazonas ao restante do país, vai impactar positivamente na vida das pessoas que trafegam por ela, e principalmente, daquelas que vivem na região.
“Essa estrada representa desenvolvimento para dezenas de municípios do nosso Amazonas. Obras como essa encurtam distâncias, salvam vidas e geram oportunidades para quem vive no interior. Quero parabenizar o trabalho do DNIT, na pessoa do superintendente Kássio Freitas, e o empenho do Ministério dos Transportes, por meio do ministro Renan Filho, que têm sido fundamentais para tirar essas obras do papel”, complementou.
Saiba mais:
Maio Laranja: ALEAM e CMM intensificam mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil
De acordo com Braga, outras novidades vão surgir para a BR-319, como as novas etapas de construção da ponte sobre o Autaz Mirim, prevista para ser iniciada em novembro deste ano, a pavimentação de 20 quilômetros de asfalto também neste ano e o lançamento da licitação de mais 32 quilômetros de estrada. Além disso, será assinada ainda este ano a ordem de serviço da ponte sobre o rio Igapó-Açu.
“E começaremos agora, neste verão, o asfaltamento do trecho Charles, os primeiros 20 km já estão licitados e contratados, os segundos 32 km a licitação sai em junho, se Deus quiser estará licitado e contratado e com ordem de serviço dada. E agora, o nosso desafio é entregar entre o mês de outubro e novembro a ponte que desabou no Autaz Mirim, que já está em estágio avançado, nós vamos lá daqui a duas semanas, e depois a ponte sobre o Igapó-Açu. Um passo de cada vez”, anunciou o senador.