As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Policiais legislativos agora podem portar armas em todo o país, diz nova lei

Norma sancionada por Lula amplia direito já previsto para o Congresso Nacional
26/12/25 às 11:16h
Policiais legislativos agora podem portar armas em todo o país, diz nova lei

Policiais legislativos do Senado e da Câmara já têm direito ao porte de arma
Edilson Rodrigues/Agência Senado
.

Policiais legislativos das assembleias legislativas estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal passam a ter direito ao porte de arma de fogo. A medida está prevista na Lei 15.306, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta semana.

A nova lei altera o Estatuto do Desarmamento, que já autorizava o porte de arma para policiais legislativos do Senado e da Câmara dos Deputados. Com a mudança, o direito é estendido aos profissionais que atuam no Legislativo dos estados e do Distrito Federal.

O projeto que deu origem à norma foi aprovado no Senado pela Comissão de Constituição e Justiça. A proposta é de autoria do senador Izalci Lucas e teve relatoria do senador Esperidião Amin.


Saiba mais: 

Lei autoriza poda de árvores em caso de risco e demora do poder público 

Mapa coloca Manaus e mais dois municípios do AM em quarentena por praga da mosca-da-carambola


Durante a sanção, o presidente vetou trechos que dispensavam os policiais de comprovar idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso de armas. Segundo o governo, a retirada dessas exigências poderia comprometer a segurança pública e enfraquecer a política nacional de controle de armas.

Com os vetos, permanecem válidas as regras do Estatuto do Desarmamento que exigem comprovação técnica e psicológica para o porte legal de arma de fogo.

 

 

*Com informações de Agência Senado.