A Polícia Federal apreendeu uma embarcação que realizava o transporte ilegal de eleitores no município de Parintins (distante 369 km de Manaus). A apreensão ocorreu na tarde deste sábado (1º) e cinco pessoas foram encaminhadas para prestar depoimento.
Segundo a Polícia Federal, o barco, que não teve o nome divulgado, estaria trazendo gratuitamente eleitores que residem em Manaus, mas votam em Parintins, supostamente destinados à campanha da candidata a deputada estadual, Mayra Dias (Avante).
Na última sexta-feira (30), a Rede Onda Digital apurou denúncias do fretamento irregular. A ação estaria sendo realizada com recursos da Prefeitura de Parintins, a mando de Bi Garcia, prefeito do município e marido da candidata.
Veja mais:
PF apreende R$ 34 mil em dinheiro com irmão de candidato a Deputado Federal
No Porto de Manaus, nossa equipe de reportagem constatou a irregularidade em ao menos três barcos. Na embarcação Príncipe do Amazonas, cerca de 400 eleitores estavam com o nome na lista. Um funcionário da Prefeitura de Parintins estava no local coordenando o embarque.
O suposto crime é caracterizado como captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de voto. O ato é um ilícito eleitoral, punido com a cassação do registro ou diploma da candidata ou candidato, prisão, multa e inelegibilidade por oito anos.
Entramos em contato com a assessoria da candidata e com Prefeitura de Parintins para esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno.