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    InícioNacional

    Pix: Governo federal gastará até R$ 50 milhões em campanha para esclarecer regras

    Nacional
    (Foto: Reprodução)
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      20 de janeiro de 2025 às 08:24

      Para aliviar os impactos da crise causada pela taxação do Pix, algo que causou uma forte enxurrada negativa na última semana, o governo federal vai buscar reverter o quadro para trazer explicações sobre as regras impostas ao Pix.

      O governo federal está disposto a investir R$ 50 milhões na campanha, demonstrando a urgência em reverter a percepção negativa em relação ao sistema Pix.

      A Secretaria de Comunicação (Secom) contratou quatro agências de publicidade, que apresentaram nesta segunda-feira (20/1), suas propostas para uma campanha institucional no Palácio do Planalto. A iniciativa, solicitada na sexta-feira às 18h30, visa esclarecer à população que não haverá mudanças no sistema de pagamentos instantâneos e combater as fakes news que surgiram sobre o tema.

      Nesta segunda-feira, segundo revelou o jornal O Globo, haverá uma reunião entre integrantes do Palácio do Planalto com as quatro agências que atuam para o governo federal: Calia, Nacional, Propeg e Nova.

      O briefing para as agências Calia, Nacional, Propeg e Nova inclui a necessidade de comunicar as regras da Medida Provisória (MP) editada na quinta-feira anterior e tranquilizar os cidadãos quanto à segurança e estabilidade do Pix.

      Na última semana, a Secom havia decidido não utilizar uma campanha digital previamente encomendada para conter a crise. Essa campanha, que incluía peças da Calia, tinha como objetivo desmentir a falsa informação de que o Pix seria taxado, utilizando personagens como uma manicure e um vendedor de sorvetes. Contudo, a situação se complicou com a desconfiança em relação à fiscalização da Receita Federal e o recuo do governo, levando à necessidade de uma nova abordagem.

      Diante desse cenário, a Secretaria de Comunicação optou por uma nova encomenda às agências, reconhecendo que a questão da taxação não era o único fator gerador de confusão. A nova campanha busca, portanto, abordar de forma mais abrangente as preocupações da população e restaurar a confiança no sistema de pagamentos.

      Vídeo do Nikolas sobre o Pix

      Protagonista do vídeo sobre o Pix que viralizou nas redes nesta semana, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um vídeo com a frase “o Pix está unindo o povo” de Nikolas Ferreira publicado na terça-feira (14/01), viralizou nas redes sociais nas últimas 24 horas. O nome do deputado ficou  entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) e também aparece na lista dos temas mais buscados no Google Trends.

       

      Ver essa foto no Instagram

       

      Uma publicação compartilhada por Nikolas Ferreira (@nikolasferreiradm)

      Durante o vídeo, o deputado federal Nikolas Ferreira disse com todas as letras que “o Pix não vai ser taxado”. Entretanto, ele fala também que o monitoramento abriria margem para que ocorresse uma cobrança no futuro. E é esse ponto que o governo federal tem apontado como uma notícia falsa.

      “Não, o Pix não será taxado, mas não duvido que possa ser”, diz Nikolas na gravação.


      Saiba mais: 

      Bolsonaro afirma que vai processar Haddad “me acusa daquilo que ele faz”

      Haddad tem CPF divulgado em grupos de mensagens e aciona PF


      CPI do Pix

      O deputado federal André Janones (Avante-MG) quer criar uma CPI para investigar Nikolas Ferreira (PL-MG), alguns senadores como Magno Malta (PL-ES), entre outros integrantes do partido que estiveram por trás da peça, como o publicitário Duda Lima, que trabalhou com Jair Bolsonaro em 2022 e com o agora prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

      Guilherme Boulos (PSOL-SP) pretende apresentar um projeto de lei para criminalizar quem divulgar notícias que o governo federal compartilhou informações considerada falsas sobre economia popular.

      Em postagem publicada em seu perfil no X (antigo Twitter), na tarde de quarta-feira (15/1), Boulos acusou Nikolas de espalhar fake news sobre o Pix e o chamou de covarde.

      “Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do oficial de justiça”, escreveu Boulos no X.

      Boulos responde Nikolas pelo X, antigo Twitter

      *Com informações de O Antagonista

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      Para aliviar os impactos da crise causada pela taxação do Pix, algo que causou uma forte enxurrada negativa na última semana, o governo federal vai buscar reverter o quadro para trazer explicações sobre as regras impostas ao Pix.

      O governo federal está disposto a investir R$ 50 milhões na campanha, demonstrando a urgência em reverter a percepção negativa em relação ao sistema Pix.

      A Secretaria de Comunicação (Secom) contratou quatro agências de publicidade, que apresentaram nesta segunda-feira (20/1), suas propostas para uma campanha institucional no Palácio do Planalto. A iniciativa, solicitada na sexta-feira às 18h30, visa esclarecer à população que não haverá mudanças no sistema de pagamentos instantâneos e combater as fakes news que surgiram sobre o tema.

      Nesta segunda-feira, segundo revelou o jornal O Globo, haverá uma reunião entre integrantes do Palácio do Planalto com as quatro agências que atuam para o governo federal: Calia, Nacional, Propeg e Nova.

      O briefing para as agências Calia, Nacional, Propeg e Nova inclui a necessidade de comunicar as regras da Medida Provisória (MP) editada na quinta-feira anterior e tranquilizar os cidadãos quanto à segurança e estabilidade do Pix.

      Na última semana, a Secom havia decidido não utilizar uma campanha digital previamente encomendada para conter a crise. Essa campanha, que incluía peças da Calia, tinha como objetivo desmentir a falsa informação de que o Pix seria taxado, utilizando personagens como uma manicure e um vendedor de sorvetes. Contudo, a situação se complicou com a desconfiança em relação à fiscalização da Receita Federal e o recuo do governo, levando à necessidade de uma nova abordagem.

      Diante desse cenário, a Secretaria de Comunicação optou por uma nova encomenda às agências, reconhecendo que a questão da taxação não era o único fator gerador de confusão. A nova campanha busca, portanto, abordar de forma mais abrangente as preocupações da população e restaurar a confiança no sistema de pagamentos.

      Vídeo do Nikolas sobre o Pix

      Protagonista do vídeo sobre o Pix que viralizou nas redes nesta semana, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um vídeo com a frase “o Pix está unindo o povo” de Nikolas Ferreira publicado na terça-feira (14/01), viralizou nas redes sociais nas últimas 24 horas. O nome do deputado ficou  entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) e também aparece na lista dos temas mais buscados no Google Trends.

       

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      Uma publicação compartilhada por Nikolas Ferreira (@nikolasferreiradm)

      Durante o vídeo, o deputado federal Nikolas Ferreira disse com todas as letras que “o Pix não vai ser taxado”. Entretanto, ele fala também que o monitoramento abriria margem para que ocorresse uma cobrança no futuro. E é esse ponto que o governo federal tem apontado como uma notícia falsa.

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      Em postagem publicada em seu perfil no X (antigo Twitter), na tarde de quarta-feira (15/1), Boulos acusou Nikolas de espalhar fake news sobre o Pix e o chamou de covarde.

      “Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do oficial de justiça”, escreveu Boulos no X.

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