A Polícia Federal (PF) realiza novas buscas na Operação Vigilância Aproximada, que investiga o suposto uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionagem política. A ação visa desmantelar uma organização criminosa na Abin que monitorava ilegalmente autoridades, utilizando geolocalização sem autorização judicial.
Nove mandados são cumpridos em Angra dos Reis/RJ (1), Rio de Janeiro/RJ (5), Brasília/DF (1), Formosa/GO (1) e Salvador/BA (1). A operação busca identificar destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, especialmente no núcleo político.
A investigação aponta que a Abin utilizou o software FirstMile para espionar adversários políticos, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na mesma linha, na última quinta-feira, o ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem (PL) foi alvo de buscas em Brasília. Policiais federais suspeitos foram afastados.
Os investigados podem responder por crimes como invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações sem autorização judicial.
Nota
O Portal da Rede Onda Digital, vem a publico informar que após diversos portais de cunho nacional postarem informações falsas relacionadas ao assunto, cometemos um erro também ao publicar informações inverídicas. Minutos depois da matéria ir ao ar, a Polícia Federal emitiu nota informando as informações corretas acima. Pelo erro cometido pedimos desculpas aos envolvidos e aos nossos leitores e seguidores. Reiteramos o nosso compromisso com a informação e a apuração da notícia com credibilidade.
*Com informações da PF