
Pesquisa revela que desaprovação do governo Lula segue reduzindo e aprovação sobe
Segundo a pesquisa, a aprovação do terceiro mandato de Lula subiu três pontos percentuais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nova redução na desaprovação, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20/8). De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados afirmaram desaprovar a gestão, dois pontos percentuais a menos em relação a julho, quando o índice era de 53%.
Já a aprovação do terceiro mandato de Lula subiu três pontos percentuais, passando de 43% para 46%. Outros 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 pessoas ouvidas presencialmente. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Saiba mais:
- VÍDEO: Lula convida Donald Trump para conhecer o “Brasil verdadeiro”
- Michelle Bolsonaro chama Lula de ‘pinguço’ e diz que votar nele é ‘burrice’
A pesquisa também detalhou a percepção da população em estados estratégicos. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, 65% desaprovam a administração Lula, enquanto 34% aprovam e 1% não soube responder. Foram entrevistadas 1.644 pessoas no estado, com margem de erro de dois pontos.
Em Minas Gerais, a desaprovação atinge 59% contra 40% de aprovação. No Rio de Janeiro, 62% desaprovam e 37% aprovam. Já no Paraná e no Rio Grande do Sul, os índices são semelhantes, com 64% e 62% de desaprovação, respectivamente. Goiás apresentou a maior taxa negativa, com 66% de rejeição e apenas 33% de aprovação.
Por outro lado, no Nordeste, Lula apresenta desempenho positivo. Na Bahia, 60% aprovam o governo, contra 39% de desaprovação. Em Pernambuco, a aprovação chega a 62%, contra 37% de desaprovação.