Nova pesquisa Datafolha, divulgada na terça-feira (18/06), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta dificuldades para conquistar o apoio dos eleitores evangélicos, enquanto registra uma aprovação significativamente maior entre os católicos.
Segundo o levantamento, 44% dos evangélicos classificam o governo de Lula como ruim ou péssimo, enquanto apenas 22% consideram a gestão boa ou ótima. Em contraste, entre os católicos, 45% aprovam o trabalho do presidente, e 25% o reprovam.
A pesquisa indica que a aprovação geral ao presidente Lula oscilou de 35% para 36% em relação à rodada anterior, realizada em março. A reprovação caiu de 33% para 31%, enquanto a avaliação regular manteve-se praticamente estável, passando de 30% para 31%.
Saiba mais:
- “Com o rabo preso a compromissos políticos”, dispara Lula sobre presidente do Banco Central
- PL do Aborto: “Que monstro vai sair do ventre dessa menina?”, diz Lula
Avaliação da Economia atual
Em relação à situação econômica atual, 42% dos entrevistados afirmam que a economia piorou nos últimos meses, 27% dizem que melhorou e 29% acham que ficou igual.
Quando questionados sobre a própria situação financeira, 47% dos entrevistados disseram que sua condição permaneceu inalterada, 29% relataram uma melhora e 24% afirmaram que piorou.
Desde a posse de Lula em janeiro de 2023, 26% dos entrevistados acreditam que suas vidas melhoraram, enquanto 21% dizem que pioraram. A maioria, 52%, considera que sua situação não mudou.
Metodologia da pesquisa
O Datafolha entrevistou 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios entre os dias 4 e 13 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi divulgada pela Folha de S. Paulo.