Deputado propõe criação do Dia Estadual do Paradesporto no Amazonas

(Foto: Jhonny Lima / A Crítica)
Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta a terça-feira (4), um Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Cabo Maciel (PL), que institui o Dia Estadual do Paradesporto, a ser celebrado anualmente no dia 22 de setembro, e sugerindo também a data para o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas.

Na justificativa, o parlamentar destaca que o objetivo da medida é valorizar, incentivar e reconhecer a importância do esporte adaptado para pessoas com deficiência, reforçando o papel do paradesporto como ferramenta de inclusão social, promoção da saúde e fortalecimento da autoestima.
“O paradesporto é fundamental para o desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais, além de desafiar barreiras culturais e sociais. É uma forma de mostrar que a inclusão é um direito e uma necessidade”, enfatiza Maciel no texto.
Saiba mais:
Bosco Saraiva cobra transparência de institutos no uso de recursos da inovação
Juíza diz que vício em apostas não é motivo para alegar insanidade em assassinato de mulher
A proposta também busca estimular políticas públicas voltadas ao fortalecimento de projetos e competições paradesportivas em todo o estado, ampliando o acesso e a visibilidade dos atletas com deficiência.
A escolha do dia 22 de setembro faz referência ao Dia Internacional do Paradesporto, criado em 1989 pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI). A intenção, segundo o deputado, é alinhar o calendário estadual a iniciativas globais que promovem a inclusão e a igualdade por meio do esporte.
Segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta segue em tramitação na Aleam.






