Durante duas sessões consecutivas na Câmara Municipal de Manaus, nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15/04), o vereador Pai Amado (Avante) relatou que sua mãe, de 80 anos, estaria sendo exposta publicamente após a divulgação de um vídeo do vereador Rodrigo Guedes (PP).
A gravação, segundo Pai Amado, mostra uma denúncia sobre um suposto buraco na rua onde reside sua mãe, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. No entanto, o parlamentar alega que Guedes teria “apontado” para a residência da idosa, o que teria colocado em risco sua privacidade e segurança.
“Hoje ela não tem paz. Ontem mesmo, depois da sessão plenária, tive que sair correndo pro Japiim, que minha mãe estava passando mal, porque agora pessoas vão lá e gritam e xingam, não são moradores locais, mas devido a tudo isso que foi criado, a minha mãezinha não tem paz”, disse Pai Amado, desabafando sobre o impacto psicológico da situação na vida de sua mãe, que está em processo de recuperação de um câncer.
Veja a declaração de Pai Amado:
Pai Amado acusa Rodrigo Guedes de expor casa de sua família: "Minha mãezinha não tem mais paz" pic.twitter.com/gRIHyK4L1G
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 15, 2025
A acusação provocou uma reação imediata de Rodrigo Guedes, que negou qualquer intenção de expor a mãe do colega parlamentar. Guedes afirmou que jamais teve a intenção de invadir a privacidade da família de Pai Amado e que sequer saberia a localização exata da casa da mãe do vereador.
Segundo Guedes, ele só pediu a ajuda de Pai Amado, sem qualquer intenção de ofender ou atacar sua família.
“Ontem eu ouvi os gritos de vossa excelência, bem altos inclusive, e vou dizer uma coisa bem direta, vereador: não tente imputar a mim, uma agressão à sua mãe que eu não fiz. Eu nem aponto para a casa, eu nem sei onde fica a casa da sua mãe, da sua família”, declarou Guedes, afirmando que sua fala no vídeo foi no sentido de indicar que naquela rua residia a família do vereador, sem especificar qual imóvel exatamente.
Saiba mais:
- Sem previsão de alta, Jair Bolsonaro segue estável e deve fazer fisioterapia, diz boletim médico
- Glauber Braga apresenta sinais de fraqueza após 139 horas de greve de fome na Câmara, diz PSOL
O parlamentar do Progressistas também aproveitou para cobrar foco no problema denunciado inicialmente: o buraco na rua.
“Você não falou ontem nada sobre o buraco, nada sobre a cratera. Dá pra ajudar ou não os moradores? […] Vereador, não menospreze a inteligência da população. Quer me atacar, me ofender? Faça! Pode fazer. Mas o povo entendeu, de forma muito clara, que não teve ataque à mãe de vossa excelência”, afirmou.
Rodrigo Guedes ainda se colocou à disposição para investigar possíveis agressões verbais ou tumultos causados na frente da casa da mãe de Pai Amado, e sugeriu buscar imagens que possam esclarecer o ocorrido.
“Eu me disponho, se foi o caso, se foi gente lá atacar, xingar, vamos lá tentar pegar imagens, fazer uma investigação. Nem eu sei onde fica a casa dela, eu apontei no rumo, como diz o ‘caboco’”, completou.
Veja o trecho:
Acusado de expor casa da família de Pai Amado, Guedes se defende: "Não teve ataque à sua mãe" pic.twitter.com/dGVus3JWaj
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 15, 2025
Rodrigo Guedes denuncia buraco no Japiim
Há três dia, o vereador Rodrigo Guedes publicou um vídeo nas suas redes sociais [o estopim da discussão na CMM] denunciando um buraco na rua Américo Antony, no Japiim. Ao lado de um morador, o parlamentar mostra a rua e critica a prefeitura de Manaus.
Em dado momento da gravação, ele aponta para onde, supostamente, seria a casa da família de Pai Amado. Na legenda ele escreveu:
“Essa cratera começou a abrir há cerca de 8 meses, na Rua Américo Antony, Japiim 2. É uma via principal, rota de ônibus, e essa cratera está a cerca de 100 metros da casa da família do vereador do Avante @carlos_paiamado , de quem eu peço ajuda também, já que é da base e do partido do Prefeito!”
Ver essa foto no Instagram