
Oposição resgata críticas do PT a Alexandre de Moraes em 2017: “Ministro golpista”

Membros da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a resgatar postagens antigas do Partido dos Trabalhadores (PT) criticando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. As publicações datam 2017, período em que Moraes foi indicado à Corte pelo então presidente Michel Temer (MDB), após ocupar o cargo de ministro da Justiça entre maio de 2016 e fevereiro de 2017.
Na época, o PT se posicionou contra a indicação. Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a então senadora e atual ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a entrada de Moraes no STF seria “prejudicial à democracia”.

O perfil oficial do PT no X (antigo Twitter) chegou a chamá-lo de “golpista” em postagens públicas.



Saiba mais:
- Moraes libera família e médicos para visitar Bolsonaro, mas veta membros do PL
- Hugo Motta analisa imagens e avalia punições a deputados que ocuparam a Mesa da Câmara em protesto por Bolsonaro
PT defende Moraes de sanções de Trump
No entanto, o cenário político mudou em 2024 e 2025. Após o governo dos Estados Unidos, sob liderança do presidente Donald Trump, anunciar sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky — que permite punir autoridades estrangeiras acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos —, o PT publicou nota oficial em defesa do ministro.
A sanção foi aplicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão ligado ao Departamento do Tesouro dos EUA, e anunciada pelo Departamento de Justiça norte-americano. A medida teria como pano de fundo a atuação de Moraes nos julgamentos de Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, investigados por tentativa de golpe de Estado e ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
Em nota assinada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), o partido classificou a medida como “ataque direto à democracia brasileira”. A sigla afirmou que a punição desrespeita a diplomacia internacional e o povo norte-americano.
“Nada disso impedirá que Jair Bolsonaro e outros golpistas sejam colocados na cadeia. O Judiciário brasileiro é independente e nenhuma nação do mundo irá interferir na nossa soberania”, declarou o parlamentar.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu com ironia à publicação do PT. Em seu perfil no X, publicou prints de postagens antigas do partido contra Moraes e questionou:
“Parece que antes o PT não tinha muita solidariedade. O que mudou?”.
Damares diz que PT “avisou sobre Moraes”
Nesta semana, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também ironizou o posicionamento petista e “pediu perdão” ao partido. Em entrevista a jornalistas na quarta-feira (6/8), Damares disse que os conservadores deveriam ter ouvido as críticas feitas pelo PT em 2017.
“Quero também pedir perdão à ministra Gleisi, ao ex-deputado Jean Wyllys, ao senador Randolfe e aos acadêmicos que, durante a sabatina de Alexandre de Moraes, avisaram que ele era um tirano. Nós, conservadores, não acreditamos. Hoje, estamos pagando o preço por não ter escutado os acadêmicos da USP”, afirmou.