O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (27) que está “chegando a hora” de fazer sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o petista, a decisão deve sair “logo, logo” que segue avaliando os melhores nomes para indicar para a segunda vaga, na cadeira deixada com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.
Lula afirmou que, apesar de o ministro da Justiça, Flávio Dino, ter qualificação para o cargo, o martelo ainda não está batido.
“Se eu falar para você o que eu penso do Flávio Dino, eu tenho medo que a manchete do jornal seja ‘Lula tem preferência por Flávio Dino’. Eu tenho em mente algumas pessoas da mais alta qualificação política do país. Tem várias pessoas”, disse o presidente durante um café da manhã com os jornalistas no Palácio do Planalto.
Leia mais:
Lula 78 anos: Confira como está a popularidade do presidente da República no Amazonas
“Ele está devagar. Não cumpriu o que me prometeu…”, diz cacique Raoni sobre Lula
“Obviamente que eu sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada do ponto de vista do conhecimento jurídico e altamente qualificada do ponto de vista político. E é uma pessoa que pode contribuir muito, mas eu fico pensando: onde que o Dino será mais útil e melhor para o Brasil? É na Suprema Corte ou é no Ministério da Justiça?”, disse o presidente indicando as dúvidas que ainda tem quanto ao preenchimento da vaga.
Lula apontou que espera escolher a pessoa certa na hora certa, mas indicou que deve realizar a indicação antes do fim do ano, sem ainda precisar quando seria o anúncio.
“Eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de escolher, que está chegando. Mas eu vou escolher a pessoa certa. Acho que eu fui o presidente que mais indicou ministro da Suprema Corte e nunca pedi nenhum favor para eles”, afirmou.
E completou:
“Não posso fugir muito tempo. Eu tenho que indicar agora que eu estou 100% recuperado, está chegando a hora de eu tomar a decisão, então logo, logo vocês vão saber quem eu vou indicar, tá?”