As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Omar deve recomendar recondução de Paulo Gonet à Procuradoria Geral da República

Senador pelo Amazonas vai ler parecer favorável em sessão desta quarta-feira do Senado da República
03/11/25 às 10:38h
Omar deve recomendar recondução de Paulo Gonet à Procuradoria Geral da República

O senador Omar Aziz (PSD) deve ler, na sessão de quarta-feira (5/11), o parecer favorável aprovando a recondução do procurador Geral da República, Paulo Gonet, ao posto por mais dois anos. O próximo passo será marcar a sabatina na comissão especial do Senado.

No parecer, o senador pelo Amazonas destacou o trabalho sério e silencioso feito por Paulo Gonet à frente da Procuradoria da República, destacando que o estilo dele trouxe de volta o respeito pela PGR. Foi uma crítica velada ao antecessor de Gonet no cargo, o procurador Augusto Arias.

Foi a Augusto Arias que Omar, como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 79 pessoas acusadas de má gestão da saúde pública durante a pandemia. A cúpula da CPI da Covid, formada por Omar, o vice Randolfe Rodrigues e o relator Renan Calheiros, acusaram Arias de ter “engavetado” o trabalho deles e deixado livre os responsáveis pelas mais de 700 mil mortes durante a pandemia.


Saiba mais:

Quinto Constitucional: Campanha para desembargador tem regras mais rígidas que eleição geral

18 advogados vão ‘brigar’ para substituir Chalub no Tribunal de Justiça do Amazonas


Católico e perfil moderado

Paulo Gustavo Gonet Branco é carioca e formou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982. Posteriormente, concluiu mestrado em Direitos Humanos Internacionais na University of Essex (Reino Unido) em 1990. Em 2008, obteve o doutorado em Direito pela UnB.

Gonet ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987 após aprovação em primeiro lugar no concurso. Em 2012 foi promovido por merecimento ao cargo de Subprocurador-Geral da República.

Católico, ele foi indicado para chefiar a Procuradoria Geral da República em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sem ter concorrido na consulta elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República.

A indicação do primeiro colocado nessas consultas da ANPR foi uma tradição iniciada no governo Lula 1 e seguida no Lula 2 e nos anos de Dilma Rousseff. No governo Michel Temer, a indicada foi a segunda colocada, Raquel Dodge, e no governo Bolsonaro o indicado sequer participou da consulta.