O senador Omar Aziz (PSD) falou por telefone hoje, 21, com os jornalistas Alex Braga, Ananda Chamma e Patrick Motta no programa Fiscaliza Geral. O senador falou sobre a interlocução que fez entre o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fim de assegurar recursos para a cidade após a tragédia que ocorreu no último dia 12, quando o deslizamento de uma encosta numa comunidade construída em área de risco causou as mortes de 8 pessoas.
Aziz afirmou:
“Na manhã de domingo, antes da tragédia, o prefeito David Almeida me ligou alertando sobre as áreas de risco e que a previsão indicava que iria chover desproporcionalmente naquele dia. Ele pediu pra intermediar uma ligação com o presidente Lula, e eu liguei pra ele. Uns 40 minutos depois o presidente me retornou e relatei pra ele o quadro. Depois marcamos uma reunião na terça, para comparecer na reunião dos prefeitos. O presidente nos recebeu e sabia da posição política do prefeito, que apoiou Jair Bolsonaro na eleição, mas ele disse que não queria saber em quem ele votou, só queria ajudar a cidade de Manaus.
Temos um déficit de 100 mil habitações em Manaus, e isso desde a época em que eu fazia parte do governo. A situação na cidade requer urgência, e eu disse isso ao presidente e aos ministros. A gente tem que trabalhar. Nós somos responsáveis: Por questões políticas, permitimos que essas pessoas fossem se alojar em áreas em que não poderiam ficar. Tem que haver um mutirão entre Governo, Prefeitura, Ministério Público, para coibir esse tipo de moradia. Ninguém vai morar em área de invasão porque quer”.
Leia mais:
“O Governo do AM está tentando se antecipar às tragédias”, diz diretor da Suhab
Vídeo: prefeito encontra Lula e pedirá recursos para evitar tragédias
Na conversa, Aziz também informou que espera que o presidente Lula visite o Amazonas para a inauguração do Linhão de Parintins, que trará energia de Tucuruí.
O senador também comentou sobre sua relação no momento com o governador Wilson Lima:
“Nossa relação é muito boa, conversamos no domingo à tarde. Me coloquei à disposição: temos que construir as casas, elas não vão cair do céu. Nós é que temos que tomar a iniciativa. Comigo não existe essa questão política: a eleição terminou no dia, e agora é hora de trabalhar”.
A conversa com o senador Omar Aziz pode ser assistida na íntegra aqui.