A entrega de kits náuticos, adquiridos com uma emenda de R$ 6 milhões do senador Omar Aziz (PSD), foi abraçada por um clima pré-eleitoral com discursos amistosos, nesta quarta-feira (4/6). O evento reuniu aliados, planos alinhados e projeções de novos programas voltados para municípios do interior.
Adotando uma postura de pré-campanha ao governo do Amazonas, Aziz deixou claro o que pretende fazer pelo Estado, caso se consagre nas urnas, na eleição geral do próximo ano: um “representante elo” que vai ter a missão de unificar ações e projetos que vão trazer benefícios para toda a população amazonense. O evento contou com prefeitos e representantes de 53 municípios.
O senador anunciou uma criação de um programa estadual de segurança pública que prevê a contratação de até 10 mil guardas municipais armados, treinados e remunerados pelo Estado.
“Segurança pública não se faz apenas com polícia. Se faz com educação, saúde, assistência social e programas que alcancem a população”, afirmou Omar, ao defender uma abordagem mais ampla e integrada para enfrentar a criminalidade no interior.
“Nós vamos combater o crime, sim. E eu sei como fazer porque já fiz lá atrás. Mas agora vou fazer com a ajuda de vocês, prefeitos e prefeitas”, acrescentou o parlamentar.
Em um breve momento, Omar chegou a enfatizar o cuidado aqueles mais vulneráveis, por meio de uma missão coletiva, envolvendo o engajamento de diversos setores da sociedade.
“Cuidar dessas pessoas é obrigação nossa e nós vamos cuidar dessas pessoas. Com a ajuda das igrejas católicas, das igrejas evangélicas, num compromisso do Estado, e as prefeituras dando transversalidade porque segurança pública não se faz só com polícia, mas se faz com educação, com saúde, com assistência social e com programas sociais”, pontuou.
Aceno para o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) também foi feito na cerimônia. À ocasião, o senador chegou a declarar que ele tem suas questões políticas e Wilson Lima, as dele.
“Mas eu tenho uma coisa que eu não olho para quem ajudar”, disse.
Leia mais:
Marcos Rotta agradece convite para disputa ao Senado: “Não poderia de maneira alguma recusar”
Aleam começa análise da LDO 2026 com receita estimada em R$ 37,6 bilhões
Kits náuticos
A solenidade ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), responsável pela execução da ação.
Os kits náuticos vão reforçar a estrutura das prefeituras e ampliar as ações de assistência social nos municípios, facilitando o atendimento às populações ribeirinhas e de áreas de difícil acesso, especialmente em tempos de cheia e seca severas.