Em entrevista realizada nesta segunda-feira (28), na TV e Rádio onda digital, no programa Noite Adentro, Luis Felipe Avelino Medina, desembargador eleitoral do TRE-AM, falou sobre regularização do título de eleitor, propaganda eleitoral e acessibilidade na hora do voto para pessoas com deficiência física.
Leia mais:
Kim Kataguiri oficializa ida do MBL para o União Brasil
Governador do RS diz que irá renunciar ao cargo e confirma permanência no PSDB
O desembargador destacou ao apresentador Bob Lester sobre como regularizar o título eleitoral. “O prazo mais importante para as eleitoras e eleitores está bem perto o cadastro eleitoral será fechado no dia 4 de maio, o agendamento e dúvidas podem ser resolvidos pela internet no site do tre-am”, disse Luis.
Segundo o desembargador eleitoral o eleitor com deficiência pode requerer a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas ou elevadores. Ele afirma que a maioria das seções no Amazonas possuem essa adaptação. “Toda seção no estado tem obrigatoriedade de está preparada para atender pessoas com deficiência física”, disse Medina.
Sobre a propaganda eleitoral o desembargador falou sobre proliferação de fake news que é um fator que gera reflexos diretos no processo eleitoral, considerando que a corrida para obtenção de votos pode ensejar a divulgação e compartilhamento de questões falsas e inexatas, no possível intuito de obtenção de vantagens.