A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima, Marina Silva, afirmou, na segunda-feira (24/06), que os incêndios no Pantanal estão sendo provocados por ações humanas, como a limpeza de pasto, sendo muitos deles de origem criminosa. Segundo ela, não há uma forte incidência de raios nesta época do ano que possam iniciar incêndios na região.
Marina afirmou que a prolongada seca e a escassez severa na bacia do Pantanal, assim como nos rios da Amazônia, têm impedido que esses ecossistemas atinjam seus níveis normais de cheia. Entretanto, de acordo com ela, o desafio para lidar com isso deve ser enfrentado por toda a sociedade e não apenas pelo governo.
“Não é só o governo que tem que se preparar, é o conjunto da sociedade. Isso, infelizmente, é o novo normal. E nesse novo normal, é preciso que as pessoas tomem consciência de que não estamos agindo apenas repetindo o passado”.
Ela disse ainda, que no atual cenário, é crucial cessar o uso de fogo para qualquer finalidade.
“Nesse período, não tem incêndio por raio. O que está acontecendo é incêndio por ação humana. Portanto, está na mão das pessoas, na mão de cada um, evitar que isso possa continuar se alastrando,” declarou Marina Silva.
Saiba mais:
- “Estamos diante de uma das piores situações já vistas”, diz Marina Silva sobre Pantanal
- Ausência de Marina Silva em evento pode ser motivada por forte pressão a favor de BR-319